Seja Bem Vindo! Domingo, 09 de Dezembro de 2018
Notícia » Rotary » Eventos
09/08/2013 às 13h18min - Atualizada em 09/08/2013 às 13h18min
Rotary-Oeste, em sua nova sede, empossa o Conselho Diretor 2013-14
No último dia 5, inciou as atividades do novo ano rotário este tradicional clube paulista, agora reunindo-se às terças-feiras no Condomínio Ihas do Sul

(foto: Luigi Leoni em Lisboa, junho de 2013.na Convenção de Rotary International)


Luigi Leoni é o Presidente e proferiu aplaudido discurso,  a seguir:

 

Amigos rotarianos

Esta noite assumo pela terceira vez a presidência do Rotary São Paulo Oeste e não escondo as minhas perplexidades depois de ter participado da Convenção do Rotary International de Lisboa.

Portanto, esta noite, tentarei transmitir a todos vocês uma mensagem que eu aprendi durante tantos anos de vivência no Rotary.

No primeiro mandato o lema era : "Torna real o teu sonho de Rotary". No segundo, "Realizamos os sonhos" e no terceiro, o atual, "Viver Rotary transformando vidas".

Os lemas de cada ano são muito significativos e passam, para mim, uma mensagem muito clara. Mas de que servirão se nós conseguiremos  aplicar somente uma mínima parte da mensagem que eles querem passar?

Na Convenção de Lisboa, durante a primeira palestra, o orador  explicou que o Rotary faz tantas coisas boas e importantes, no mundo inteiro,  entre as quais, a Polio Plus, que quase conseguiu extinguir a poliomielite no mundo inteiro. Mas qual o retorno desses projetos se nós não temos a capacidade de transmitir a mensagem para fora do ambiente rotário, para que o mundo entenda o nosso trabalho e a nossa função a favor da humanidade? OS CULPADOS SOMOS NÓS. Não podemos sempre dizer que são os outros que não nos entendem.

Mas a mensagem da palestra é clara, ESTAMOS FALHANDO na informação. Em uma das plenárias, um palestrante sudanês,  contou um pouco da sua vida. Na época ele tinha dez anos e durante a guerra civil do Sudão, ele tinha perdido todos os componentes da família: pai, mãe e irmãos. Ficou sozinho e os guerrilheiros o pegaram e o colocaram para combater contra os sudaneses do norte. O país em guerra e assim dividido entre o norte e sul, estava em uma condição de grande miséria e escassez de alimentos. Se os combatentes não encontravam comida, eles ficavam sem comer. Uma noite, durante uma pausa da guerra, conversando com um amigo, ele falou "SE AMANHÃ DE MATAM, EU COMO VOCÊ".  Ele se salvou, de todos esses horrores,  porque  uma moça queniense o ajudou a fugir no Kenia e dai ele iniciou uma nova vida: estudou, cresceu, escreveu um livro e hoje é um homem de sucesso, tanto é que foi convidado para contar na Convenção de Lisboa, a sua vida. Qual a mensagem do palestrante que apresentou as coisas nefastas da guerra, senão fazendo um apelo,  desafiando o a todos nós para divulgar sempre a mensagem de paz.

O presidente do Rotary Sakuji Tanaka, quando entrou no plenário foi aplaudido por mais de vinte mil rotárianos, todos em pé por vários minutos. Foi um momento muito emocionante, um espetáculo que me deu MUITO ORGULHO DE SER ROTARIANO.  Os rotarianos estavam também batendo palmas para  a maior organização de serviços voluntários do mundo,  o Rotary.

Na sua palestra Tanaka contou a sua experiência. Vindo de uma família muito humilde, do interior do Japão,na época da guerra ele tinha mais ou menos dez anos. Para ele a guerra passou sem grandes traumas porque vivia longe das grandes cidades e das batalhas. Ele aprendeu mais tarde das bombas atômicas explodidas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki. Fato que marcou muito a sua vida. O presidente fez questão de contar que era um homem ambicioso e portanto,  começando do nada, chegou a ser o maior fabricante de papel do Japão até conseguir ter o monopólio. Ele declarou que será sempre um lutador pela paz mundial e por um mundo mais justo. Qual era a mensagem que os três palestrantes queriam passar, ou seja,   paz, liberdade e um mundo mais justo

Eu quero condicionar os meus comentários desta noite aos lemas do Rotary e as palavras do presidente Tanaka: paz no mundo inteiro e um mundo mais justo.

Portanto, o que vale fazer manifestações em favor da paz, quando em outros lugares do mundo,  irmãos continuam a se trucidar?     Temos leis que tutelam a vida de uma pessoa até em  estado de coma irreversível. Enquanto isso, em outros paises,  milhares de crianças sadias estão morrendo de fome. Poderia falar horas e horas, fazendo comparações e exemplos como esse, e com certeza chegaremos a conclusão que A SOLUÇÃO NÃO EXISTE.

Vejo, um pequeno fio de esperança no Rotary. Nós temos, todos juntos,  a possibilidade de indicar como viver em um mundo melhor, trabalhando sobre três pontos fundamentais: LIBERDADE, EGOÍSMO E IGNORÂNCIA Dizemos que a LIBERDADE DE UM INDIVÍDUO COMEÇA E ACABA ONDE COMEÇA A DOS OUTROS. Se nós soubermos  aplicar este princípio e viver de consequência, este lema, em seguida, fazendo assumir os nossos familiares e a  comunidade, teremos dado um pequeno passo para a frente em direcão de um mundo melhor. EU SONHO UM MUNDO ONDE CADA HOMEM SEJA DONO DELE MESMO.

Vocês imaginam  um mundo sem ladrões, sem desonestos, sem guardas,  sem juízes, porque cada um de nós, será  dono de si mesmo? Se nós atribuirmos  uma medida de um a cem para medir   o quanto falta para chegar a PERFEIÇÃO HUMANA não sei se hoje estamos a cinco ou quinze, mas com certeza estamos longe do cem.

Se nós conseguírmos passar essa mensagem, provavelmente, teremos dado inicio a um pequeno caminho para encontrar a paz mundial e um mundo melhor. Eu acredito que os rotarianos, todos unidos, podem fazer a  diferença, PORQUE SOMOS DIFERENTES.

Temos que trabalhar nesse sentido para melhorar a sociedade. Infelizmente, boa parte da sociedade pensa em levar vantagem a qualquer custo e cada um tem um preço,com certeza essa maneira de pensar não faz parte do Rotary. Finalizando, penso o Rotary como uma GRANDE ESCOLA DA VIDA, para melhorar o ser humano. Ao ingressar no Rotary, mudei meu comportamento e maneira de viver Somente a aplicação da Prova Quádrupla e  o Dar de Si Antes de Pensar em Si, o ser humano mudará para melhor.

Eu sou perfeito? Com certeza, não , porém tento ser cada dia melhor, nós rotarianos estamos prontos a assumir esta RESPONSASBILDOADE?

Vocês dirão que é um SONHO UTÓPICO E EU CONCORDO mas é  uma tentativa de responder aos lemas " Torna real o teu sonho de Rotary", "Realizamos os sonhos" e " Viver Rotary transformando vidas".

Obrigado

Luigi Leoni

Presidente do Rotary Club de São Paulo-Oeste, 2013-14

 



Fonte: Sérgio de Castro
1785 Exibições
Comentários

nenhum comentário cadastrado!

Deixe seu comentário:
Nome:
Email:
Cidade/Estado:
Sua Mensagem: