Seja Bem Vindo! Domingo, 24 de Junho de 2018
Notícia » Rotary » Convenções
16/07/2013 às 11h37min - Atualizada em 16/07/2013 às 11h37min
Convenção de Lisboa
Rotary deu significativo passo à frente com a realização da Convenção de Lisboa, um sucesso marcante com mais de 25000 participantes .

O Presidente Sakuji Tanaka deixa para sempre uma história completa e realizações. Convenção voltada para os principais temas que preocupam as nações e a humanidade. Tendo como foco principal a paz e fraternidade. Os jovens tiveram  momentos especiais.

Registre-se a atuação do Diretor José Antonio Figueiredo Antiório, durante dois anos trabalhando arduamente no Board, participando, organizando,  convocando, escrevendo, falando, contribuindo para o desenvolvimento da maior organização de serviços voluntários do mundo. Seu trabalho terminou, é claro que não,  o Rotary precisa, mais do que nunca, do seu talento, força e liderança. Novas etapas  deverão ser assimiladas e cumpridas. A Convenção de São Paulo em 2015 está próxima e muito deverá ser feito para alcançar os objetivos da comunidade rotária. Antiório teve sempre  o apoio de sua esposa Ana Lúcia, valorizando mais a sua atuação.


Pontos Altos da Convenção:

* Conceituados oradores, veja a seguir as fotos das personalidades que desfilaram na Convenção apresentadas por Ed Futa

* Jane Goodall, fundadora do Instituto que leva o seu nome, Embaixadora da Paz da Onu;

* Archie Panjabi, atriz, conhecida de milhões de espectadores como  a enigmática investigadora Kalinda Sharma da série “The Gold Wife”, vencedora de um Emmy,tendo participado de vários filmes

* Craig Kielburger, co-funador da Free The Children, em 1995, quando tinha apenas 12 anos de idade. Hoje mais de 1.7 milhão de jovens estão envolvidos nos seus programas.

* Celine S. Cousteau, fundadora e diretora executiva de organização sem fins lucrativos,a Cause Centric que produz e distribui conteúdos multimídia com ênfase em curta-metragens.

* Emmanuel Jal, ex-soldado criança sudanês, defensor da justiça social, artista

* Ex criança soldado na linha de frente do combate num Sudão devastado pela guerra. Jal é fundador da Gua África,organização sem fins lucrativos,  dedicada a promover e garantir o denvolvimento sustentável das comunidades na Áfica Subsariana

* Laimah Gbowee, líder de um movimento para a paz de mulheres que terminou com a segunda guerra civil liberiana em 2003. Prêmio Nobel da Paz de 2011

* Bruce Aylward, Diretor Adjunto para o Programa Pólio Emergências e Colaboração de Países que reúne o trabalho da OMS na erradicação da poliomielite. Médico e epidemiologista canadense

Contribuiram  muito com suas largas  experiências os lideres de Rotary International Sakuji Tanaka, Presidente de R.I. em 2012-13, Ron D.Burton, presidente 2013-14 e Wilfrid J Wilkinson, chairman do Conselho de Curadores da Fundação Rotária, 2012-13

Temos notícia que os milhares de associados  de R.I., acompanhado de familiares e amigos injetaram mais de 100 milhões de euros na economia local.

Lisboa, tida como “a mais antiga cidade da Europa ocidental”, sediou a Convenção com o precioso lema “Lisboa – um porto para a Paz” com inscrições de mais de 150 países, cuja bandeiras foram gloriosamente apresentadas na sessão de abertura no dia 23 de junho, domingo, no maravilhoso Pavilhão Atlântico,às margens do encantador e poético Rio Tejo.

Viva o Rotary !


Destaque da Paz Global

O Presidente 1996-97, Luiz Vicente Giay apresentou os extraordinários resultados dos Fóruns Rotary para a Paz Global realizados no ano rotário 2012-13 em Berlin, Honolulu e Hiroshima.
Registra-se com a ênfase que merece o fato raro e o feito do rotarismo brasileiro, ou seja, além de rotarianos que tinham como incumbência o seus comparecimentos nestes momentos, a presença voluntária e importantíssima de rotariano do Distrito 4610, acompanhado de sua esposa.  Trata-se do casal Marilene Trappel de Lima e Ademir Tararan de Lima que compareceram a esses tres eventos hitóricos do Rotary mundial. Marilene e Ademir, merecem muito mais do que os  nosos apláusos, mas nosso enorme agradecimento pela dedicação à causa rotária os seus elevados sentimentos de amor à humanidade. este portal em breve contará em detalhes este feito marcante.
 

 

Rotary em Ação

* Distrito 4610 – Esteve muito bem representado por um  stand instalado na Casa da Amizade, pela primeira vez, graças a iniciativa pioneira do Governador Reináldo Franco, com a concretização de aproximadamente 15 projetos internacionais.

* Enaltecemos a atuação em prol do Rotary do Diretor José Antonio Figueiredo, valorizando o seu mandato, honrando ainda mais a enorme tradição dos rotarianos brasileiros, Diretores de Rotary International.

* A atuação das mulheres sempre foi importantíssima, com suas atividades à frente das Associações de Famílias de Rotarianos e Casas da Amizade. Com o ingresso nos quadros-associativos ainda mais se evidenciou esse valor das mulheres na maior organização de serviços voluntários do mundo. Devo registrar, como jornalista credenciado há muitas décadas no Rotary, um momento auspicioso no trabalho das mulheres. Aconteceu recentemente  na Conferência do Distrito 4610, no Hotel Bourbon, em Atibaia. Pois bem Maria Aparecida, a conhecida Cida, esposa do Governador Nadir Zacarias, a pedido do Governador Reináldo Franco, desenvolveu um precioso trabalho sobre a atuação das mulheres, das Casas da Amizade e um minucioso histórico, explicando tudo muito bem, como foi o começo, as etapas e o seu enorme desenvolvimento até os nossos dias. Merece o nosso aplauso pela qualidade da apresentação.

Rotary Club de São Paulo-Noroeste, conhecido pela excelência e sucesso de seus projetos e companheirismo, produz um dos melhores boletins do Brasil,  sob a responsabilidade de Célia Morau, agora presidente do ano rotário 2013-14, a quem desejamos pleno sucesso, neste clube onde pontifica rotarianos do porte de Bruno Leone, Orestes Gerodetri, Ana Isabel da Silva V.Lobo,  Josino Bentes Monteiro, Maria Cristina da Silva e o decano Hércules Guillardi. Clube que compareci no dia de sua fundação e convivi  com os seus primeiros presidentes Maurice Leonzini, Estanislau Meliunas, Uvaldo Soares, Oscar Ugolini, Estevam Diamant,  Hércules Guilardi e tantos outros nomes imprescindíveis  do Distrito 4430



Fonte: Sérgio de Castro
4222 Exibições
Comentários

nenhum comentário cadastrado!

Deixe seu comentário:
Nome:
Email:
Cidade/Estado:
Sua Mensagem: