Seja Bem Vindo! Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017
Notícia » Pessoas » Homenagens
17/05/2013 às 15h12min - Atualizada em 17/05/2013 às 15h12min
Praça Jurema completa um ano
Em breve serão promovidos eventos culturais e esportivos, que tenham conotação com a paz e a confraternização entre a população da região, exatamente como agiu durante a sua linda vida, a Senhora Jurema Patella de Castro

No dia 13 de maio de 2012,  domingo, Dia das Mâes, foi inaugurado este novo logradouro publico de São Paulo, no alto do Sumaré, precisamente no final da rua Oscar Freire esquina com a Av. Arnaldo, ao lado da Estação do Metrô Santuário Nossa Senhora de Fátima-Sumaré.

Graças à inciativa, trabalho e projeto do atuante e digno Vereador Paulo Frange, a Câmara Municipal de São Paulo e o Prefeitura do Município de São Paulo, gestão do dinâmico Prefeito Gilberto Kassab, permitiram esse reconhecimento à Sra.Jurema Patella de Castro, nascida em São Paulo, cuja família foi uma das pioneiras naquela região, então denominada, no fim do século 19 e começo do século 20, Chácara do Bispo, junto aos bairros  do Sumaré e  vizinhos como Perdizes, Pinheiros, Vila Madalena, Escolástica e Vila Pompéia. 

Jurema nasceu a pouco mais de 200 metros onde hoje denomina-se a Praça Jurema Patella de Castro,  em reconhecimento à sua conduta e vida modelar como mãe, cidadã atuante, preecupada e ativista em prol do meio-ambiente,exuberante na  arte musical como soprano e  instrumentista de violão e teclado. Foi relevante a sua atuação desde muito jovem, em  movimentos religiosos, na condição também de excepcional palestrista em Encontros de jovens, Cursos de Casais, Matrimônio e Batismo.

Promoveu, em todos os níveis, promoções, ações e passeatas na região do Sumaré, na década de 90 , sobretudo

nas imediações da área verde e suas árvores centenárias  no reservatório Alto do Sumaré mantido pela Sabesp.Contribuiu decisivamente para o Projeto, assinado pelo Compresp e Prefeita Erondina, Processo nº 1992 de 30 de setembro de 2003 e no plantio de árvores, em um grande projeto paisagístico, na Av. Alfonso Bovero, em toda a sua extensão e em  ruas adjacentes.

A área tem sido preservada graças ao trabalho do Grupo Escoteiro Tabapuã e os cuidados dos funcionários e frentistas do Posto de Gasolina, em frente à praça e demais estabelecimentos comerciais e moradores da vizinhança.

Como afirmaram naquele dia, durante o tocante ato de inauguração, com muita boa  música e palavras candentes exaltando a natureza e e ser humano. Frange afirmou " o que vemos é uma mudança  na história da Colina do Sumaré; Os Sacerdotes da Ordem Terceira de São Francisco, ao fazer a bênção solene Frei José Maria e Frei Alain Hévin afirmaram "há muito desejávamos homenagear uma pessoa que tenha feito da Pastoral no Sumaré, parte integrante de sua vida, Jurema e sua família fazem por merecer esta homenagem". 

A promoção contou com o apoio do Santuário de Fátima, do Diretor de Rotary International, do Vereador Paulo Frange e da Subprefeitura de Pinheiros,  Cel. Sérgio Teixeira Alves, do marido de Jurema Sérgio de Castro.   José Antonio Figueiredo Antiório, ausente do país, que enviou em seu nome e de sua esposa Ana Lúcia Negrão Antiório, uma beíssima mensagem lida pela Governadora do Distrito 4610 de Rotary International, Ligeia Stivanin e ainda da Associação Comercial de São Paulo, Butantã e Lapa, Lions, Associação Cristã de Moços e dos Rotary Clubs de São Paulo, Sumaré, Oeste, Lapa,  Pinheiros,  Vila Nova Conceição, Perdizes, Alto de Pinheiros, Barra Funda, Morumbi e BelaVista-Bixiga e dos Distritos 4420, 4430 e 4610 de Rotary International e do Grupo 1 de Jornais - Gazeta de Pinheiros.  

 



Fonte: Sérgio de Castro
2091 Exibições
Comentários

nenhum comentário cadastrado!

Deixe seu comentário:
Nome:
Email:
Cidade/Estado:
Sua Mensagem: