Seja Bem Vindo! Terça-Feira, 14 de Julho de 2020
Notícia » Rotary » Notícias
20/01/2020 às 17h08min - Atualizada em 20/01/2020 às 17h08min
Rotary desde o início com a ONU
74 Servindo com a ONU

Entre os rotarianos que conheci desde 1953, que promoveram esta grandiosa parceria, destaco o empresário, escritor e orador Kyelce de Amazonas Correia associado e presidente do Rotary Club de São Paulo-Leste, clube fundado em Fevereiro de 1951 pelo grandioso Governador Nicoláu Filizola, o Professor Filizola.

 

ONU COMEÇA A COMEMORAR SEU 75° ANIVERSÁRIO EM 2020

Como o Rotary estava no centro da formação das Nações Unidas há 74 anos

Por Laura Willcox

 

74 anos atrás, quando a primeira reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas foi realizada - e Rotary estava no coração dele.

Em 10 de janeiro de 1946, 51 nações se reuniram em Londres para este encontro histórico, que foi organizada por membros do Rotary em Londres.

Entre 1914 e 1945, países de todo o mundo sofreram duas guerras mundiais, que tiveram efeitos devastadores para todos. Ficou claro que algo precisava ser mudado para promover a paz e reunir o mundo.

O Rotary começou a promover a importância de formar uma 'organização mundial central' no auge da Segunda Guerra Mundial, em 1943. Com alcance internacional, o Rotary conseguiu promover essa idéia e iniciativa globalmente.

A mensagem do Rotary foi ouvida e, em 1945, a primeira conferência que formou as Nações Unidas foi realizada em São Francisco.

Durante esta conferência, o Rotary desempenhou um papel crítico de liderança, sendo uma das 42 organizações convidadas a servir como consultoras na redação do estatuto da ONU. Esta reunião estabeleceu as bases do que a ONU defenderia - e que ainda é verdade hoje. Isso segue o tema do atual presidente do Rotary International, Mark Maloney, de 'Rotary Conecta-se ao Mundo'.

O Rotary, onde quer que esteja estabelecido, está comprometido com o ideal de serviço à humanidade nos assuntos internacionais .

A primeira Assembléia Geral oficial das Nações Unidas foi realizada em 1946. Tom Warren, do Rotary Club de Wolverhampton, era o Presidente do Rotary International na época e pediu aos Rotary Clubs de Londres que organizassem o evento.

A conferência abordou uma série de questões globais, incluindo fornecimento de alimentos, refugiados, manutenção da paz e armas nucleares. O primeiro-ministro da época, Clement Attlee, também participou e falou durante o evento sobre a formação da ONU.

Quando a primeira Assembléia Geral das Nações Unidas ocorreu, ela consistia em 51 nações. Hoje, esse número cresceu dramaticamente para 193 países, o que é uma prova do sucesso dessa organização.

O presidente do GB&I do Rotary na época, Tom Benson, disse: “A ONU é um novo começo na cooperação internacional para a paz. O Rotary, onde quer que esteja estabelecido, está comprometido com o ideal de serviço à humanidade nos assuntos internacionais. ”

Como a ONU começa a comemorar seu 75 º aniversário em 2020, o Rotary continua a ser uma parte fundamental desta plataforma influente, que promove e preserva a paz dentro das nações, permitindo o mundo a trabalhar juntos.

Hoje, o Rotary ainda está envolvido com a ONU por meio da Rede de Representantes do Rotary das Nações Unidas.

Os representantes do Rotary fornecem uma quantidade extraordinária de alcance, garantindo que o Rotary tenha voz na comunidade internacional, fortalecendo assim a reputação e a eficácia do Rotary.

 



Fonte: Sérgio de Castro
    417 Exibições
    Comentários

    nenhum comentário cadastrado!

    Deixe seu comentário:
    Nome:
    Email:
    Cidade/Estado:
    Sua Mensagem: