Seja Bem Vindo! Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2019
Notícia » Rotary » Notícias
01/07/2019 às 16h17min - Atualizada em 01/07/2019 às 16h17min
Rotary Eterno - Amém
94 razões para orgulharmo-nos para sempre do Distrito 4610
  1. Raiz do Rotary Brasileiro ao lado dos Rotary Clubs Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Juiz de Fora e Belo Horizonte.
  2. Testemunha da construção do primeiro prédio construído no mundo para atividades rotárias, depois dos Estados Unidos.
  3. Dois Presidentes brasileiros do mesmo Distrito Armando de Arruda Pereira e Paulo Viriato Corrêa da Costa.
  4. Construiu a maior obra educacional rotária reconhecida no mundo inteiro, Fundação de Rotarianos de São Paulo.
  5. Durante 8 décadas o RCSP considerado um dos dez maiores clubes do mundo.
  6. O segundo rotariano mais longevo de todos os tempos Hermínio Gomes Moreira do Rotary Club de São Paulo.
  7. Manteve durante quase 50 anos o Lar Escola Rotary em Cotia. Exemplo perene de apoio ao jovem, adolescente para obter o primeiro emprego.
  8. Estimulou, contribuiu para consolidação de dezenas de CAMPs para conseguir a formação profissional de muitos jovens e também para obter o primeiro emprego.
  9. Manteve durante 42 anos uma revista própria, com a direção de vários pioneiros da mídia rotária, encerrada em pleno apogeu.
  10.  Organizou o primeiro evento inter países da América Latina, Conferência Ibero Americana em 1954 – 4º Centenário da Cidade de São Paulo.
  11.  Responsável pelo redistritamento da região Ibero América graças ao Governador Nicoláu Filizola que durante muitos anos trabalhou para conseguir este êxito na Convenção de Dallas, permitindo assim, novos rumos, mais coerentes para a eleição de diretores brasileiros ao BOARD de RI.
  12.  Criou uma verdadeira consciência nacional, através da Comissão de Atividades Cívicas no Rotary Club de São Paulo, no Distrito e no país no início da década de 60.
  13.  Distrito que trabalhou intensamente ao lado de outros distritos brasileiros para intensificar o bom relacionamento Rotary e Igreja.
  14.  Nos anos 80 liderou a formatação e o conteúdo da notável publicação mundial do Rotary International denominada literatura básica do Rotary.
  15.  Visita do fundador Paul Harris no início de 1936 à América do Sul, sobretudo visitando São Paulo, Santos, São Caetano do Sul e Rio de Janeiro.
  16.  Primeira Conferência genuinamente brasileira em 1930 constituída pelos seguintes clubes: Rio de Janeiro, São Paulo, o anfitrião e Santos, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Niterói, Petrópolis, Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e Ribeirão Preto.
  17.  Criou em 1929 a primeira festa de Natal realizada em São Paulo no Cine Odeon, localizado na Rua da Consolação.
  18.  Em 1946, pela primeira vez, cinco rotarianos de São Paulo liderados por José Ermírio de Moraes assumiram a responsabilidade de adquirir o patrimônio de um colégio particular de renome para paulatinamente consolidá-lo como um dos principais estabelecimentos de ensino do Brasil, o Colégio Rio Branco.
  19.  Nesse Distrito foi criada a COLSAN em parceria com o estado e outras entidades para resolver o problema a partir da década de 50 da coleta de sangue em muitas regiões.
  20.  Inaugurou o Edifício Rotary no dia 22 de outubro de 1960 para a nova sede do Colégio Rio Branco e para Secretaria dos Rotary Clubs de São Paulo - Oeste, Sul, Norte e Leste, Rotary Club de São Paulo e durante algum tempo para o RCSP – Ipiranga e a Associação de Famílias de Rotarianos de São Paulo.
  21.  Neste Distrito foi concedido o título Paul Harris aos primeiros cinco rotarianos Adalberto Bueno Netto, Affonso Vidal, Francisco Garcia Bastos, Nicolau Filizola, José Ermírio de Moraes.
  22.  Esse Distrito esteve presente na histórica reunião realizada em Volta Redonda, Rio de Janeiro, durante a realização da Convenção Internacional em 1948, quando o RC do Rio de janeiro cedeu parte de seu território para criação do primeiro clube adicional do Brasil, o RC de Copacabana, tendo recebido seu certificado em outubro de 1949 e suas primeiras reuniões aconteceram no Copacana Palace Hotel.
  23.  O RCSP estimulado pelo BOARD de RI com a liderança do Governador Nicolau Filizola funda em fevereiro de 1951 o primeiro clube adicional de nossa região, o prestigioso RCSP - Leste.
  24.  Um dos governadores mais jovens Raul Casanova Júnior do RCSP – Avenida Paulista foi o mentor de um dos mais importantes projetos da Fundação Rotária, Laboratório de Microcirurgia do Hospital das Clínicas, referência como pesquisas e atendimento no país e no exterior.
  25.  O Distrito realiza anualmente uma das mais afamadas reuniões interclubes do mundo, promovida pelo RCSP – Sumaré em comemoração ao Aniversário de fundação do Rotary e pela paz e Compreensão Mundial, denominada Interclubes Waldis Delamanha. Teve início na gestão 1978-79 do Governador Jorge Nahas Siufi.
  26.  Fato marcante aconteceu no dia 21 de abril de 1966 durante a Conferência Distrital em Águas de Lindóia, quando o Governador Gastão Pinatel instituiu e instalou o Colégio de Governadores do Distrito 461 de relevantes serviços prestados ao Rotary e à comunidade.
  27.  Fato auspicioso a instalação do escritório do RI em São Paulo com atuação relevante para atingir este objetivo do Governador Paulo Viriato Correa da Costa, Paschoal Ricciardelli e Mário Genestreti. Atualmente denominado RIBO, sob a responsabilidade de profissionais.
  28.  O Distrito colaborou desde setembro de 1970 com o Dr. Marino Costa Terra, da cidade de São Carlos, que ao lado de sua esposa a pedagoga Ophélia Pierroti Costa Terra criaram um sistema de educação para atender adolescentes de baixa renda. O estatuto do CAMP foi criado em 1963, sendo fundado em São Paulo no dia 4 de julho de 1970 a Federação Brasileira de Patrulheirismo.
  29.  Como repórter acompanhei muitas das entrevistas e declarações deste grande brasileiro idealista, Marino Costa Terra, criador do CAMP, entidade cada dia mais importante.
  30.  O Governador Antônio José da Costa, 1987-88, informa a inauguração de um monumento no cemitério Mount Hope, em Chicago no dia 2 de dezembro de 1987 em memória do fundador Paul Percy Harris, patrocinado pelo Distrito 6440, Illinois – EUA.
  31.  Instituído o prêmio de mérito denominado Raimundo de Oliveira Filho, brasileiro diretor de RI no ano rotário 1966-68 do Rotary Club de Fortaleza.
  32.  Governador Raul informa serviços de assessoria imprensa prestada por profissionais da área.
  33.  Divulgados depoimentos de Carol Baellany, da Unicef, Koffi Annan, Secretário geral da ONU e Bill Gates, respectivamente falando sobre o Rotary, “primeira organização a implantar um programa de captação de recursos para saúde”. Bill Gates que se tornaria um dos mais importantes parceiros do Rotary disse ainda “nossa corrida para vacinar crianças é uma corrida contra o tempo e a parceria criada para erradicar a pólio é um exemplo extraordinário do que podemos fazer se unirmos esforços”.
  34.  Um evento que monopolizou o Distrito no ano rotário 2007-08 denominado “A dança contra a pólio na África” com objetivo de arrecadação para o combate a pólio na África e na Ásia, promovida pelo RCSP – Butantã. O mundo certamente, como disseram os protagonistas do espetáculo Catharine Franco, Denis Piza, Hannover e Alexandre Simões do Ballet da Cidade de Karlsluhe, fica grato, sumamente grato ao rotariano Reinaldo Franco, associado ao RCSP – Butantã, mais tarde Governador do Distrito 4610.
  35.  Em 1929-30, Distrito 72, o primeiro Governador o médico Edmundo de Carvalho do RCSP, realizou a sua Conferência Distrital em São Paulo.
  36.  Em 1930-31, Distrito 72, o Governador Arrojado Lisboa do RC do Rio de Janeiro realizou sua Conferência em Belo Horizonte, demonstração clara da integração rotária em nosso país, já observada na década de 30.
  37.  Acontece em 1937-38, Distrito 28, o segundo redistritamento com o Governador José do Nascimento Brito do RC do Rio de Janeiro e Conferência Distrital realizada em Porto Alegre.
  38.  O terceiro redistritamento aconteceu no ano rotário 1948-49, Distrito 119, Governador Geraldo Rolim Fleury, clube da Governadoria Porto Feliz, Conferência em Poços de Caldas.
  39.  Novo redistritamento, o quarto, no ano rotário 1956-57 com o Governador Victor Mayerá Júnior, Distrito 461, clube da Governadoria Santo André, Conferência realizada em Águas de São Pedro.
  40.  Em 1990-91, na presidência de RI de Paulo Viriato Corrêa da Costa, com a Convenção na Cidade do México, o Distrito 461 encerra suas atividades com o Governador Nelson Aparecido Célico do RCSP – Sumaré. Conferência realizada em Águas de Lindóia.
  41.  Com novo Distritamento, o quinto de nossa região, agora 4610 em 1991-92, com o Governador Sizenando Afonso do RC de Osasco realizando a sua Conferência em Campos do Jordão.
  42.  Em sua história o 4610 teve 28 governadores. Edson Cunha Borcato no ano rotário 2018-19 do RCSP – Morumbi projetou a Conferência em Atibaia.
  43.  Preserve o Planeta Terra de Paulo Viriato Corrêa da Costa estabelece até hoje relações com agências mundiais, oferecendo informações, orientação e recursos para solução de problemas e programas para defender o meio ambiente.
  44.  Em 1932, Eurico Branco Ribeiro, rotariano mais internacional do país à época comparece, representando a América do Sul em Falkestone, Kent – Inglaterra, para ouvir o Duque de Kent, primeiro monarca inglês a usar a tribuna rotária.
  45.  Paul Harris recebe rotarianos tchecos e bálticos em Chicago na Convenção de 1930. Lamentando logo após o fechamento de clubes na região em virtude das premissas de guerra, segundo informação do Governador Arrojado Lisboa, presente ao evento.
  46.  30 rotarianos do Distrito contribuíram para edição em português da literatura básica do Rotary. Publicação oficial de 1981-82, tendo como presidente Edmund C. Cotton, com a coordenação de Paulo Viriato Corrêa da Costa, Carlos Alberto Hernandez e Claudio Guidi.
  47.  O Museu Armando de Arruda Pereira, recentemente, organizou uma super mostra com peças do acervo Rita-Paulo Viriato Corrêa da Costa. Inauguração, com a presença dos filhos Cinthia e Paulo, o presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Eduardo de Barros Pimentel, destacou a importância deste trabalho do inesquecível Paulo Viriato Corrêa da Costa.
  48.  Na gestão do Governador Gino Pereira dos Reis, a Fundação Rotária, praticamente no inicio da longa gestão do presidente José Ermírio de Moraes Filho, elabora proposta à Prefeitura de Cotia, exatamente no dia 8 de novembro de 1974, para continuar entendimentos visando a criação da Faculdade em Cotia.
  49.   Seminário Anti-Tóxico foi promovido ainda uma vez na gestão 1984-85, contando com o prestígio do renomado cientista francês, Dr. Claud Olievestein, médico chefe do Centro de Reabilitação Marmottan de Paris.
  50.  Dante Galvanese Amato publica que, em sua gestão foram fundados 4 clubes, 3 Interact 5 Rotaract.
  51.  Nos primeiros anos do Rotary, diversos grupos foram formados para desenvolver um código de ética profissional. Em São Paulo foi indicado Décio Ferraz Alvin, renomado advogado.
  52.  Sobre vocações profissionais as revistas rotárias divulgaram pronunciamentos de Nietzche, filósofo alemão, afirmando “A profissão é a espinha dorsal da vida”.
  53.  Rotarianos filipinos são considerados pioneiros, foram à TV para divulgarem suas experiências aos jovens que terminaram o segundo ciclo. No Distrito 461 esta ação teve inicio na TV Gazeta e TV Paulista com o comunicador José Tavares de Miranda.
  54.  Em época de maciço investimento intelectual em IP, como na década de 2010, disse Howard Ensor, presidente do RIBI, “Nenhuma imagem boa e aceitável pode ser criada sem uma ação boa e aceitável”.
  55.  Benjamin Disraeli, estadista britânico, no Rotary afirmou: “O maior bem que podemos fazer a uma pessoa não é dividir com ela sua riqueza, mas revelhar-lhe as riquezas que ela possui”.
  56.  Carlos Alberto Hernandez, Governador em 1984-85, representando o Distrito ao lado de Norton A. Severo Baptista, comparece na Convenção de 1980, em Chicago, comemorativa dos 75 anos de Rotary com o recorde de 110 países presentes para celebrar o nascimento do Rotary.
  57.  Em 1962 o Interact é estabelecido, em São Paulo liderado pelo Governador Ernesto Reis Rodrigues, de Sorocaba, pai do companheiro Antônio Ernesto de Bittencourt Rodrigues.
  58.  Em 1981-82 as Conferências de Boa Vontade do Presidente de RI cresceram em nossa região com o Governador Luiz Armando Lippel Braga do Rotary Club de São Paulo – Santa Cecília.
  59.  Rotary sempre foi prestigiado pela monarquia, disse JLLM da Silva, em 1980-81, ao informar que o rei da Suécia, Carlos Gustavo XVI, tornou-se associado ao Rotary Club de Estolcomo, Suécia.
  60.  Em época de Imagem Pública, onde temos todas as facilidades técnicas para agir, pouco conhecidas, claro, quando um jornal americano, em 1960, publicou por solicitação do Presidente Charles G. Tennent, 1957-58, disse: “RP identificam a política e procedimento de uma organização com o interesse público e planejam executando um programa de ação, a fim de merecer a compreensão e aceitação pública”, com o testemunho do Governador Gabriel Costa de Presidente Prudente.
  61.  Armando de Arruda Pereira proclama em Havana, Cuba, em 1940, “O respeito pelos Direitos Humanos é enaltecido e aprovado por Rotary nesta Convenção”.
  62.  Em 1945, o Governador Eduardo Vaz, em São Francisco, Califórnia, esteve presente na elaboração da celebre carta das Nações Unidas com outros 49 delegados.
  63.  O Vice-Presidente de RI, Carlos Rômulo, em 1949, tornou-se Presidente da Assembleia Geral das Nações, assim era denominado o cargo, nesta ocasião, na gestão de Geraldo Rolim Fleury.
  64.  A primeira Conferência Regional de 1926, em Honolulu, com o propósito de promover o conhecimento e o entendimento entre os rotarianos, sendo Governador, atendendo todo o Brasil, um dos pioneiros, conforme narrado no preâmbulo do livro, Heriberto Percival Coates.
  65.  Um Fórum sobre Dignidade e Paz, com embaixadores e diplomatas, estabelecendo o Dia da Compreensão Mundial, em 23 de fevereiro. Essa iniciativa em 1930-31, Governadoria de Arrojado Lisboa, inspirou Jorge Nahas Siufi em 1978-79, sugerir a criação da reunião Interclubes Waldis Dellamanha promovida pelo RCSP – Sumaré.
  66.  O vitorioso programa 3H – Saúde, Fome e Humanidade, é estabelecido em 1978 com profunda repercussão na transição dos Governadores DFV e JNS.
  67.  Uma das histórias exitosas refere-se ao “RO-CAR” desenvolvido no RC de Nunawading, Austrália, projeto de sucesso internacional no inicio da década de 70.
  68.  Utilizar papel reciclado forma sempre incentivados no Distrito, sobretudo mais recentemente com os Governadores Raul Casanova Júnior e Renato Figueiredo.
  69.  Um exemplo do que disse Paul Harris “O companheirismo é maravilhoso, ilumina os caminhos da vida”, foi oferecido pelo RC Strabaner – Lifford, possuindo sócios tanto na Irlanda do Norte e do Sul. Em 1960 o Hotel Tyroni na Irlanda do Norte foi bombardeado e fechada as duas fronteiras. Apesar disso o clube continuou, não obstante, todos tiveram de passar por cinco postos da fronteira, informa o Governador MG Pinto em 1959-60.
  70.  AJ da Costa, Governador de dois Distritos 461 e 4430, afirma “Mutatis Mutandis, Mudando-se o que se deve mudar – O homem põe e Deus dispõe”. Agora o Distrito 4610, vai para o Altar dos grandes feitos, atendendo as exigências do novo tempo para garantir a chegada de um mundo cada vez melhor.
  71.  “O Rotary nos faz melhores”, Sérgio. Eu ouvi JEM Filho, presidente da FRSP, por 30 anos, 1967 a 1997, ainda servindo por mais 14 anos, como secretário e tesoureiro da diretoria, em sua sala de trabalho, no Grupo Votorantin, na Praça Ramos de Azevedo, 254 – 7º andar, em maio de 1978, quando obtive o seu generoso apoio para cobrir a primeira Convenção que participei realizada em 1978, em Tóquio, Japão.
  72.  Rotaract – Rotary em Ação, foi adotado como um programa de âmbito mundial em 1968, quando o CD do RI viu a necessidade de estender a oportunidade de serviços aos jovens que já haviam ultrapassado a idade de fazer parte dos Interacts. Desde 1978 e nos primórdios da década de 1980 o programa incluiu milhares de sócios em mais de 80 países, afirma às Revistas Rotárias o Governador 1979-80, Eulógio Emílio Martinez.
  73.  Prêmios Rotários de Liderança Juvenil – RYLA, organizado para fomentar as habilidades de liderança em comunidade. O Rotary instituiu um programa que poderia ser descrito como um laboratório de grupo, no qual lideres podem surgir e se desenvolver, o Governador do ano que iniciou essas atividades entre nós, Frederico Jacob do RCSP – Oeste.
  74.  Foi o ano mais feliz de minha vida, pronunciamento de Otto Borch, embaixador da Dinamarca junto a Nações Unidas, dizendo de sua experiência como bolsista da Fundação Rotária. A mais conhecida atividade de serviços da Fundação e o seu programa de Bolsas Educacionais criado em 1947, quando Governador Carivaldo F. de Menezes Doria, 1946-47, devidamente biografado nas páginas 78, 79, 80, 81 e 82 no livro Rotary Eterno – Amém.
  75.  Nos anos 70, no inicio da gestão do Governador Mario Frugiuele o Rotary coopera decisivamente para divulgar a liberdade religiosa em todas as línguas.
  76.  O Papa João Paulo II, homenageado pelo Rotary, em sua primeira viagem ao Brasil, em consonância com os ideais rotários proclama “As intolerâncias e as guerras por motivos de crenças deveriam pertencer ao passado”.
  77.  A imprensa rotária formada na região de São Paulo na década de 70 é justamente reconhecida como pioneira na divulgação do Rotary em jornais diários e semanários, com iniciativa do jornalista Oduvaldo Donnini do Grupo 1 de Jornais, Gazeta de Pinheiros, rotariano fundador de 2 Rotary Clubs, Caxingui e Morumbi e, Coluna Rotária, por Sérgio de Castro.
  78.  Tomo a iniciativa agora, ao relatar estes 94 itens, a parceria Rotary e Igreja, na sequencia dos 16 que faltam para completar.
  79.  BRAMANISMO - esta é a sumula do dever. Não façais nada a outrem o que causaria dor se fosse feito a ti.
  80.  BUDISMO – Não ofenda os outros por formas que julgarias ofensivas a ti mesmo.
  81.  CONFUCIONISMO – não façais a outrem o não quererias que eles fizessem a ti.
  82.  TAIOISMO – Considera o ganho do próximo como teu próprio ganho e a perda do próximo como a tua própria perda.
  83.  JUDAÍSMO – O que é odioso para ti não façais a teu próximo, essa é toda a lei.
  84.  CRISTIANISMO – Tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles.
  85.  ISLAMISMO – Nenhum de vós sereis crentes enquanto não desejardes para vosso irmão o que desejais para vós mesmo.
  86.  No encerramento do ano rotário 2000-01 do Governador Willy Gross, um culto inter-religioso realizado no Clube Português em São Paulo incluiu nas devidas orações os seguintes textos apresentados a seguir encerrando essas 94 razões que certamente orgulham o Distrito 4610.
  87.  MOISES – Então Jeová vós falou, ouçam o som das palavras sem dividir. Está notificada a aliança. Que vos ordenou guardou os 10 mandamentos e escreveu sobre duas tábuas de pedra, assim Moises e Aarão foram ter com o Faraó e declararam, “Deixar ir o meu povo para que celebre uma festa no deserto”.
  88.  BUDA – Ó discípulos, eu estou livre de todas as peias divinas e humanas. E vós também estais livres. Ide, pois, caminhai e pregai a doutrina, poeira da terra não cega. Pregai pela salvação do mundo, pela felicidade dos homens e dos Deuses.
  89.  CONFÚCIO – O que procura o homem superior, encontra-se nele mesmo, o que procura o homem inferior encontra-se nos outros.
  90.  JESUS – Pai, perdoa-lhe, porque não sabem o que fazem.
  91.  MAOMÉ – Tudo o que existe sobre a face da terra destina-se a desaparecer, somente o rosto de Deus permanecerá em sua majestade e em sua glória. O anjo disse leia, “não sei ler”, disse Maomé, o anjo envolve o pescoço com seda e afirma: Leia o nome do senhor que o criou, é o mais generoso de todos. Depois que ouviu tudo isso e ditara aos seus amigos, sentiu-se iluminado. Tudo o que está sobre a terra e no céu será abençoado.
  92.  MONTE DAS OLIVEIRAS – Descortina-se a cidade adormecida de Jerusalém, que se alonga pela planície com suas alvas casas banhadas pelo luar.
  93.  A PÁSCOA – A maior festa do cristianismo, une os habitantes de Jerusalém, como um esperanto, o idioma de entendimento universal, alegremente, nas casas e nas ruas para a grande festa da harmonia e da paz.
  94.  No ano rotário 1996-97, com o Governador Nelson Weingrill, com a presidência de Luiz Vicente Giay, estimulado por Ana Camelita e Célia Giay, viajamos eu e Jurema, para Israel, como representantes também, da Arquidiocese de São Paulo para o Congresso Inter-religioso Mundial realizado em Jerusalém em outubro de 1998. Logo após, exatamente, no dia 30 de outubro, em Roma, participamos de grandiosas celebrações, juntamente com um grupo de paroquianos de várias igrejas de São Paulo, da beatificação de Frei Galvão, que recentemente foi consagrado como o primeiro Santo Brasileiro da Igreja Católica, com a presença de muitos rotarianos, também fazendo parte desta comitiva. Demonstração clara que Igreja e Rotary estiveram, continuam e continuarão sempre de mãos dadas.


Fonte: Sérgio de Castro
    673 Exibições
    Comentários

    nenhum comentário cadastrado!

    Deixe seu comentário:
    Nome:
    Email:
    Cidade/Estado:
    Sua Mensagem: