Seja Bem Vindo! Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017
Notícia » Igreja » Homenagem
12/03/2013 às 14h57min - Atualizada em 12/03/2013 às 14h57min
Depois da Páscoa
O mundo católico vive até o dia 30 de março o tempo litúrgico da Quaresma, 40 dias de intensa preparação para a grande Festa da Cristandade, a Páscoa da Ressureição de Jesus.

Este ano reveste-se de singular peculiaridade. Há séculos não acontecia no seio da Igreja este fato raro, a renúncia de um Papa.

Uma diminuta reflexão sobre o que ocorre nos meandros da Igreja, observa-se que a Igreja permanece lenta, excessivamente conervadora e não soube aplicar, em plenitude, até agora, as decisões emanadas do Concílio do Vaticano II, iniciado pelo Papa João XXIII, em 11 de outubro e 1962 e concluído pela Papa Paulo VI em 7 de dezembro de 1965.

João XXIII foi um Sacerdote que estava muito além de seu tempo, incluindo aqueles que o haviam antecedido e também os que o sucederam, quem acompanha a vida religiosa católica sabe disso perfeitamente.

Os estudiosos proclamam a força renovadora do Vaticano II, para muitos congelado. Foi o que assisti, ao lado de minha esposa, no grande Seminário de 3 dias, no final do ano de 2005, comemorativo dos 40 anos do Concílio realizado na PUC de São Paulo,

Todos, sem exceção, tiveram a coragem de admitir os passos quase parando da Igreja, assistido também com a presença de representantes de todas as religiões, caracterizando-se por seu conteúdo ecumênico, muito mais do que isso, inter-religioso.

As conclusões foram otimistas, mas decorridos mais 7 anos constato que não houve mudanças significativas.

Não será, caro leitor, oportuno nesta transição que se apresenta aos olhos do mundo, a aplicação prática do que o Vaticano II tem de mais precioso, fazendo-o ainda mais atual, passados, agora, quase 48 anos de sua proclamação, com menos ostentação, atualizar a indumentária e a liturgia, visando o seu verdadeiro carisma, enaltecendo sim e para sempre a caridade, educação, saúde, bem estar social e amor ao próximo, usando o seu enorme potencial,capital, espaços físicos e propriedades para, mais do que nunca, exercer a sua liderança e a autentica vocação iniciada por São Pedro, sob a tutela do Suave Nazareno, que certamente não deve estar muito satisfeito com o seu rebanho, mas não deve também estar muito satisfeito com os responsáveis por ele, os pastores.

Quando preparavámos o pre-fechamento desta edição, no dia 13, quarta-feira, era anunciado às 20h14 minutos, horário de Roma, a escolha pelo Colégio Cardinalício do Papa Francisco, o Cardeal Jorge Mário Bergoglio. É 0 266º sucessor de São Pedro, nascido em Buenos Aires. Com 76 anos terá a difícil missão de reformular a Igreja Católica. Desde a eleição do Papa João XXIII, idealizador do "Concílio do Vaticano", o mais revolucionário domento da Igreja, conforme assinalamos no início. Após João XXIII, Paulo VI teve uma conduta discreta, após o seu desaparecimento foi eleito João Paulo I que faleceu prematuramente. Seu Sucessor, João Paulo II, o Papa polonês que teve uma longa atuação de 1978 a 2005, sendo considerado o Papa Pop que viajou e levou a sua mensagem de pastor para todos os Continentes. Seu sucessor, Papa Bento XVI, enfrentou uma época conturbada com acusações contundentes contra muitos líderes religiosos em várias regiões. A sua renúncia, fato raro, surpreendeu o mundo, fazendo com que fosse nomeado Papa Emérito.

Francisco terá a imensa responsabilidade, conduzir a Igreja ao grande lugar de destaque que merece em todos os Continentes. Com suas Bênções e nossas orações, tudo para maior Glória de Deus.

Em nosso programa “Os Imigrantes”, na Rádio Trianon AM740, aos domingos, 19 horas, interagindo com um ouvinte, ao vivo, ele afirmou “gosto muito deste programa, não o perco por nada e gostaria de fazer uma declaração, trata-se do seguinte, vocês conhecem aquele velho refrão “ m nosso país tudo começa depois do Carnaval”, pois sim, agora a expressão da vez é “tudo começa depois da Páscoa”



Fonte: Sérgio de Castro
2874 Exibições
Comentários

nenhum comentário cadastrado!

Deixe seu comentário:
Nome:
Email:
Cidade/Estado:
Sua Mensagem: