Seja Bem Vindo! Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017
Notícia » Curiosidades » Notícias
16/10/2017 às 16h27min - Atualizada em 16/10/2017 às 16h27min
Rotary e as árvores, em São Paulo, Barueri e Cotia de 1936 a 2005
.

Recentemente   tive a imensa satisfação de rever as árvores que Ligeia e Valter Stivanin semearam em sua casa em Cotia. Entre elas a Roda de Fogo Rotária, a árvore mundial do Rotary, graças também ao amigo Walter Doring de Cotia,  brilhante biólogo.Outras espécies e plantas são cultivadas. Peço à estimada Governadora que dirigiu o Distrito 4610 por duas vezes, sendo também a primeira mulher  neste mister , que produza matéria contando como estas árvores foram plantada e cuidadas com extremo carinho e agora alegram nossas vidas e contribuindo para o equilíbrio ecológio.

 

Enquanto aguardamos, gostaria de lembrar um fato histórico do movimento rotário brasileiro, quando da visita de Paul Harris ao nosso país em abril de 1936. Folheando nossas principais publicações da época e em nossos dias, por exemplo, a edição comemorativa do Cinquentenário do Rotary Club de São Paulo, em fevereiro de 1974 e  na internet (www.sergiodecastro.com.br), poderemos resgatar os dias gloriosos de Paul em São Paulo, São Caetano do Sul e Rio de Janeiro.

 

Veja o marco rotário inaugurado naquele dia 8 de abril de 1936, com a presença de  Jean e Paul, recepcionados pelosrotarianos da época, à frente o então Presidente Carlos Pacheco Fernandes e o seu grande amigo e correspendente Eurico Branco Ribeiro, que mantinha correspondência recíproca pessoal com  o fundador. Fotos também poderão ser vistas, conforme indicações acima mencionadas.

 

Este marco  poderá ser visitado nas instalações da Escola EMEI Armando de Arruda Pereira, na Praça da República, 350, centro de São Paulo. A Diretoria da Escola, Professora Cíntia Alves dos Santos, coloca-se à disposição de todos que desejarem conhecer melhor esta história fantástica. A foto mostra o  marco, a placa comemorativa da visita, sendo que a parte inferior da placa foi danificada e desapareceu, provavelmente na mudança feita ao longo do tempo do local original, em frente ao número 386, onde está a árvore, um pau ferro, naquele dia semeado. A árvore hoje continbue altanbeira, com mais de 40 metros de altura, linda, valiosa e oferecendo todas as suas beneses à histórica Praça no centro da maior Cidade da América Latina.

 

No dia 23 de fevereiro de 2005, plantamos  em Barueri na casa-sítio de minha sobrinha Silvinha, ao lado de seu marido      e da minha saudosa Jurema e de minha mãe, Alice  a árvore mundial do Rotary.  Esta semana  ao pensar  nesta matéria, pedi para a Silvinha enviar fotos da árvore. Passados 12 anos encontra-se ,como  poderão constadar ,ao lado de outras espécies, jaboticabas doces, araucária, árvores do Rotary, abacates.Em 2012 uma grande tempestade e ventos fortes, derrrubara uma  araucária fêmea que dava um pinhão macio e saboroso. Mantém um ainda, sem par. A queda do abacateiro que caiu derrubanco  o muro  que continua produzindo flores e frutos e abacate manteiga", disse Silvinha. E  a Àrvore do Rotary que resistiu e podemos ver nestas fotos enviadas no fim do mês de setembro de 2017.

 

Recentemente inspirado pelo Governador Chico, que havia gravado um programa para  rede de TV,com Sérgio de Castro,  no Parque da Sabesp, no Alto do Sumaré, foi plantda a árvore do Rotary, naquela área, ao lado de centenas de espécies garantidas e imunes de corte, algumas centenárias, plantadas nesta bucólica área da zona Oeste de São Paulo. A foto feita por Sérgio de Castro, que recebeu a semente, através de campanha de plantio, promovida pelo Rotary Club de São Paulo-Oeste, presidido por Alberto Carlos Salvador Gamboggi Segreto, mostra o  momento do plantio, apontada pelo zelador e segurança, Nelson Raimundo.

 

Compareçam para conhecerem de perto tudo isso, na Praça da República,  na Praça Jurema e na Sabesp no Alto do Sumaré em São Paulo,  na Praça Manoel Gutierrez Durán, em São Caetano do Sul, em Santos e no Rio de Janeiro onde Paul Harris também plantou árvores da amizade.



Fonte: Sérgio de Castro
448 Exibições
Comentários

nenhum comentário cadastrado!

Deixe seu comentário:
Nome:
Email:
Cidade/Estado:
Sua Mensagem: