Seja Bem Vindo! Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017
Notícia » Rotary » Notícias
20/09/2017 às 17h54min - Atualizada em 20/09/2017 às 17h54min
Rotarianos A a W
Altamiro Ribeiro Dias e Waldemar Fonseca, vocacionados para SERVIR

Dia 30 de agosto compareci ao Rotary Club de São Paulo convidado pelo Presidente O.Siciliano. Como sempre programa escorreito em todos os fundamentos rotários. Palestra do conceituado rotariano Rafael Ribeiro do Valle, emocionado e emocionando com oportuna apresentação e imagens, conteúdo primoroso sobre o Rotary e o fundador Paul Harris. Reunião plena e venturosa, não bastasse tudo o que já havia acontecido de positivo, o Presidente anuncia que procederia uma justa homenagem ao ex-Presidente do Clube, Governador 2010-11, Altamiro Ribeiro Dias.

Para isso, convida à ocupar a tribuna o Governador Nahid Chicani que exalta as qualidades do amigo e companheiro Altamiro,sua extensa atividade profissional como médico e exímio cirurgião, cuja trajetória na Universidade de São Paulo, como professor no Hospital da Clínicas e no Incor, o consagram como um dos mais respeitados destas Instituições de elevado conceito no país e no mundo. Sua liderança rotária também é exaltada por Chicani, realizaçoes no Clube, como o Projeto Rumo e principalmente ações efetivas em prol da saúde pública. Tendo em vista as dificuldades em permanecer nas  atividades do clube, pede à sua esposa Vânia também de muita dedicação à causa rotária, receber o galarão que é justamente entregue ao Altamiro, com o honroso Título de Sócio Honorário. Em seu agradecimento, exalta que Altamiro afasta-se do dia-a-dia rotário, mas jamais será de ser um autêntico rotariano e ficará sempre agradecida pelas oportunidades  que ambos tiveram em servir, tal como aconteceu desde quando Altamiro ingressou na Instituição. Salientou que seus 5 filhos, dois deles presentes, Altamirinho e Ricardo, bem, como Álvaro, Valéria e Deborah, foram integrantes do Intercâmbio Internacional de Jovens, orientados por Sérgio de Castro, amigo desde os bancos escolares e que também incentivou o seu ingresso no Rotary Club de São Paulo-Alto de Pinheiros, onde foi eleito Presidente. através do também grande amigo, Mário Furegatti,cabendo ao Governador Chicani convidá-lo para ingressar no Rotary Club de São Paulo

Devo registrar que formamos uma afetuosa confraria, desde muito,jovem com o seu irmão Álvaro e Fernando Castello Carrera, e nossas esposas  Jurema, Deyse e Maria Tereza, no Alto do Sumaré no cerne  da urbe que se agigantava, estudando, trabalhando, dançando muito e jogando futebol, perto do rio Verde, no bairro da Escolástica, ao lado do Sumaré, junto às Torres do Santuário Nossa Senhora de Fátima. Altamiro sempre foi diferenciado, o melhor estudante, ingressou no curso de medicina, em Pinheiros, sem cursinho. Jurema sempre dizia sobre o jovem Altamiro, jamais eu o   vi, durante muito tempo, sem estar com um livro, andando, mesmo nas comemorações  e nos momentos de folga, com os amigos. Sempre, lendo, estudando e meditando". "Cidadão valioso, profissional modelar  ao lado de sua esposa , nossa querida Vânia, a quem agradecemos a presença, formou uma   linda e explenderosa família", assim se expressou o Presidente Oswaldo Siciliano, ao encerrar esta histórica reunião.

Waldemar Fonseca

 

No dia 9 setembro, às 12 horas aproximadamente, no Clube Pinheiros, convidado por Lucila, uma das filhas de Waldemar Fonseca, participei da Festa dos seus 95 anos de idade. Um  nome que ficará para sempre na história do clube. Em sua gestão alcançou o maior número de associados de todos os tempos. Empresário do setor ferroviário, liderou este setor ao lado do também ex-Presidente José Burlamaqui de Andrade.Lembro que despachando com WF como gestor da Fundação, muitas vezes, em seu escritório na Praça Don José Gaspar, ou nos restaurantes do centro da Cidade para ganhar tempo, Waldemar, mostrava sua garra e capacidade profissional, época em que os vagões fabricados aqui, eram exportados para muitos países, como a Coréia, por exemplo, em detrimento, para vergonha nossa, com  o que acontece agora, quando vemos os vagões coreanos nos trihos do metrô em nosso país. Sempre esportista também. No Germania, como dizia, praticou com talento o voleiboll, como lembrou,ao lado dos filhos, Lucila, Murilo, Letícia e Eliane, quando uma de suas netas fez as  fotos, na qual tive a grande honra de aparecer. Na Fundação. Waldemar foi Tesoureiro por longos anos, também  nas gestões do Presidente José Ermírio de Moraes Filho. Em seu primeiro momento neste cargo substituiu Mário Frugiuele, ex-Presidente do Clube e também Governador do então Distrito 461, que após muitos anos de muitas dificuldades de ordem econômica em vista da grandiosa obra da Fundação, recebeu de Mário todas as finanças saneadas e com superavit considerável  que ele ampliou e valorizou.

Esteve  no clube até quando possível, tansferindo-se para Goiania, mais perto da maioria de seus  familiares que se transferiram para o centro do país. Com boa memória lembrou e comentou sobre muitos rotarianos como Antonio e José Ermírio, Fritz Johansen Júnior, Da. Amélia, Secretária do clube e Octávio Nagalli. secretário da Fundação durante muito tempo, com quem eu trabalhei por mais  de 30 anos na Fundação. Waldemar também lembrou do "bigodudo", assim se expressou sobre  Norton A.  Severo Baptista, Diretor Geral do Colégio Rio Branco, setor que mais o preocupava em sua gestão como Tesoureiro.

 

Waldemar pediu algumas informações sobre a atualidade rotária, procurei fornecer da maneira mais rápida possível, afinal comemorava esta data memorável e era o alvo central da atenção de todos. Teve tempo de mencionar as  suas viagens internacionais, sobretudo aquelas que tinham como objetivo exclusivo as Convenções de R.I., "Estive em muitas", afirmou, lembrou da Convenção de Roma, em 1979 como muito especial. Tem toda a razão, considerada a "mais aristocrática de todos os tempos", a mais numerosa caravana do Brasil, está também registrada por extraordinário momento internacional do rotarismo brasileiro. Incrível mas lembrou do Governador Lourenço Fló Jr., com quem ele fez esta viagem, que se prolongou por 1 mês por outros países da Europa.  " Minha esposa Zalpha,  lembrou de  Catharina, esposa do corinthiano Fló,  como em outras viagens, estiveram  juntas.  Lembro muito também porque estive com Jurema em boa parte do itinerário desta viagem, afinal como afirmou Goethe "se queres ser melhor, amigo, viaje".

 

ALTAMIRO RIBEIRO DIAS E WALDEMAR FONSECA NOMES QUE PERMANECERÃO PARA SEMPRE NA HISTÓRIA DO ROTARY CLUB DE SÃO PAULO

 



Fonte: Sérgio de Castro. fotos: Lídia A.Borges
512 Exibições
Comentários

nenhum comentário cadastrado!

Deixe seu comentário:
Nome:
Email:
Cidade/Estado:
Sua Mensagem: