Seja Bem Vindo! Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017
Notícia » Rotary » Congresso
06/09/2016 às 11h45min - Atualizada em 06/09/2016 às 11h45min
Instituto Rotary do Brasil no Recife
.

A abertura solene aconteceu na noite de 25 de agosto, com a ilustre presença do Presidente de R.I.e esposa Judy, John F. Germ. Presença de autoridades estaduais, municipais,curadores da Fundação Rotária, sob a especial direção do convocador , Diretor José Ubiracy, Bira tendo como chairman o Diretor Mário de Oliveira Antonino
Nesta primeira sessão de abertura, pelos pronunciamentos e pelo companheirismo, desde logo, todos tiveram certeza do grande êxito que seria obtido, conforme relatamos a seguir. Destaca-se a Entrega do Troféu Paulo Viriato Correa da Costa a personalidades rotárias e que tenham contribuido com a sagrada missão de servir. A seguir um grandioso coquetel de confraternização foi servido a todos os presentes.

A segunda sessão plenária, no dia seguinte, 26 de agosto, teve início pontualmente às 8h30m, com a presença além dos já citados na sessão de abertura, teve a presença prestigiosa de Paul Netzel e Mário Cesar Martins de Camargo, Curadores da Fundação Rotária. Vários oradores deram um enorme significado a esta sessão, como por exemplo, o Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Paulo Garcia, com sua valiosa Mensagem Ecumênica. Destaque-se também os pronunciamentos de Nahid Chicani, sobre a obra da Fundação de Rotarianos de São Paulo e Diretor Luiz Coelho de Oliveira, Presidente da Associação Brasileira da The Rotary Foundation.

A sessão plenária especial para as  senhoras revestiu-se de invulgar brilho,embora já esperado, 
graças ao  moderador, Diretor Gerson Gonçalves e Governador Serafim Carvalho de Melo. Em seguida, o Diretor Antonio Hallage, falou com muita propriedade, "O rotariano um exemplo para a juventude" , com o apoio dos  Governadores José Luiz Toro da Silva e Paulo Eduardo Fonseca.. O ilustre e dedicado Governador Samir Nakle Khouri, que tanto tem se dedicado para aprovação oficial do Rotakids, foi um dos debatedores.

A sessão seguinte, teve um tema de enorme envegadura "Fundação Rotária, há 100 anos fazendo o bem", contando com a participação do Presidente Moderador, José Alfredo Pretoni. Dando prosseguimento, o Grupo de Trabalho 3, apresentou "O Rotary e a qualidade de vida, culminando com o desafio "Como revigorarmos o brilhante programa "Preserve o Planeta Terra" do ilustre brasileiro, Presidente em 1990-91, Paulo Viriato Correa da Costa. Nossos cumprimentos ao Moderador, Diretor Themístocles Pinho.

Dando agora ainda mais entusiasmo aos presente, sob a a responsabilidade do Diretor José Antonio Figueiredo Antiório, mostrou como um clube pode crescer, como ser ousado e  obter sucesso e as metas de real crescimento.

"Um mundo carente de ética e decência, como o Rotary pode atuar" foi moderardo pelo Diretor Hipólito Sérgio Ferreira.O. almoço dos Doadores Extraordinários e Major Donors  da Fundação Rotária, prolongou-se  meritoriamento, com Bira, Germ, Netzel, Mário César, Antonino, Aluísio de Freitas, Hiroshi Shimuta, Celso Gonçalves Alves, Hugo da Cruz Dórea,, Antonio Carlos Cardoso e coordenador Girley Brasileiro e Silvia Campos, com apoio de  Celso Sebastião Baptistella. Muitas outras atividades foram plenamente exercidas com grande competência. Destacamos como o  momento mais proeminente do valioso evento que tanto foi trabalhado pelo Diretor Bira e sua dedicada equipe, o Painel Saúde, com os expositores Cláudio Lacerda, do Instituto do Fígado, Humberto Coelho Neto e Silva ,  Hepatite Zero, Marcelo Ventura, Um Caso de Sucesso e Liana Ventura, Fundação Altino Ventura
Por isso enaltecemos o médico Cláudio Lacerda, testemunhando com sentimentos de fé e grande competência profissional, o  seu verdadeiro  sacerdócio e de sua equipe.
O Dr. Humberto Silva, presidente da Associação Brasileira de Hepatite Zero, emocionado, firme em suas convições, apresentou o trabalho que desenvolve com consultórios em vários Estados do Brasil, partindo de São Paulo, com as campanhas de testagens da Hepative C, desenvolvidas em muitas cidades do país, com apoio do Rotary, iniciada com o irrestrito apoio do clube onde está associado, Rotary Club de São Paulo-Jardim as Bandeiras, Distrito 4610, que teve sempre atenção e apoio  do Diretor Bira, esperando que este  projeto seja adotado em todo o Rotary, confome testemunho do Presidente John F. Germ que acompanhou emocionado e sobretudo convencido pela apresentação técnica, visual, consubstanciada em oratória brilhante do Presidente Humberto Silva que, sendo um portador da Hepatie C, embora tenha tomado conhecimento do virus, quando fez exames que tinham como objetivo, uma viagem à África do Sul, quando da Copa do  Mundo em 2010. Desde então caminha, tirando pedras do caminho para esclarecer, ajudar e contribuir para cura deste mal invisível e implacável. Conta com assessoria altamente competente, um vice-presidente Alexandre de Almeida Ferreira, jovem dinâmico que faz jus à posição que ocupa neste  cenário que pontifica a saúde pública. Eduardo Lima, também um profissional competente, coordenador com maravilhosa equipe que orgulha a comunidade, o Rotary e o país.

Este Painel Saúde foi coordenado pelo médico Nadir Zacarias, Governador do Distrito 4610, com o relevante apoio do também Governador Arquimedes Baccaro, Distrito 4430,  que em outro momento do evento, nas salas de discussão, sobre temas relevantes de saúde e variadas atividades em que o Rotary atua,  quando então outros  momentos de grande relevância foram amplamente discutidos,avaliados e que serão enviados para conclusões e ações efetivas. Prestigiaram também esta sessão o Governador Indicado do Distrito 4610, Edson Cunha Borcato, Jorge Prudente Carrano,ex-presidente do Rotary-Jardim das Bandeiras e Sérgio de Castro, decano da mídia rotária  brasileira, que também falou sobre o grande significado do Rotary atuando em prol da saúde pública das boas relações internacionais como a divulgação da língua portuguêsa, com representantes diplomáticos das nações africanas que professam a língua de Camões. Sérgio lembra  Eurico Branco Ribeiro, anteriormente citado como exemplo por Zacarias, quando afirma que foi um rotariano, médico, cirurgião,  ambidestro, correspondente e amigo do fundador de Rotary International, Paul Percy Harris, com quem trabalhou na década de 60, afirma Sérgio, reverenciando este grande brasileiro que também inspirou o projeto Intercâmbio de Grupo de Estudos, um dos programas mais valiosos do Rotary International e incentivador da Fundação de Rotarianos de São Paulo,cuja apresentação também foi feita nesta sessão  pelo seu Presidente Nahid Chicani.Fundada em novembro de 1946 e mentor da construção do segundo prédio  construido no mundo, depois da sede mundial em Evanston, o Edifício Rotary, inaugurado no  bairro de Higienópolis, São Paulo, no dia 22 de outubro de 1960 pelo presidente Juscelino Kubstcheck de Oliveira e Senador José Ermírio de Moraes, um brasileiro notável, que a figura de Humberto Coelho Neto e Silva, não só  faz lembrar a todos que conhecem os fundamentos rotários, mas com certeza absoluta que o seu trabalho, "resultará grandioso",  como afirma o Diretor José Ubiracy Silva, o nosso considerado Bira. Rotary deu um passo à frente com a realização do Instituto Rotary do Brasil no Recife

Tudo isso é solidariedade, por isso citarei Ruy Barbosa (1849-1923) "Não há sinal mais expressivo da civilização de um povo que a sua solidariedade, na tradição e no desenvolvimento, nas aspirações e nas idéias, nas simpatias e nos dissabores, na resistência aos males da guerra ou na luta contra as calamidades da natureza"

Gostaria de apresentar a seguir a revelação estatística dos números dos últimos meses e o total para mostrar ao leitor,  o volume de trabalho da ABPH, assim traduzindo que sonhos podem ser transformados em realidade. Isto tem acontecido com esta Associação ímpar, fazendo com que esqueçamos, sobretudo o autor desta matéria, um pseudo nelogismo que penso haver criado, inspirado na conduta de muitas pessoas solitárias, mas ativas que ao criar nova palavra, ou seja, soliTariedade (eis ai o neologismo),  mostrando que o sonho de muitos pode transformar-se na melhor e mais doce parte de nossa vida. É o  momento em que cada um de nós é mais si mesmo.

No Talmud lemos" que o mundo, infelizmente, está nas mãos dos tolos" e no memorial do Suave Nazareno, está grafado para sempre "Vim para servir"

Ah sim, lembro  agora que não falei sobre o amor, por isso clamo por Tolstoi (escritor russo, 1741-1811) "O bem do homem deriva do amor, como a da planta deriva da luz"



Fonte: Sérgio de Castro
1196 Exibições
Comentários

nenhum comentário cadastrado!

Deixe seu comentário:
Nome:
Email:
Cidade/Estado:
Sua Mensagem: