Seja Bem Vindo! Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017
Notícia » Igreja » História
15/04/2016 às 16h27min - Atualizada em 15/04/2016 às 16h27min
Diálogo e paz
A solução de muitos conflitos

Nenhuma guerra é "santa!. Os conflitos que assolam a humanidade se intensificam a cada dia, a maioria  causada por grupos extremistas que blasfemam as verdades das religiões e estão imbuídos de interesses que mascaram suas reais intenções de fortalecimento econômiico, político e bélico.

Nas religiões, existem grupos, facções que se opõem à paz e mancham a identidade de um povo que crê no Deus de amor, aquele que tira do mundo qualquer rastro de violência, que nos impede de enxergá-lo, no irmão.

No Alcorão, Deus Altíssimo registrou que a paz é a regra. No Islã, não existe Deus se não Ele, o Rei, o Puro, a Paz, o Confortador.

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos de Brasil, CNBB,  é possível, a partir dos valores comuns das três grandes religiões monoteistas, judaismo, cristianismo e islamismo,  construir uma cultura de paz e vencer o que atrapalha a convivência pacífica  entre os homens. Que nesta cultura de paz seja a expressão dos valores mais bonitos que nos unem, a partir do Pai Abraão, o homem da fé, que foi escolhido por  Deus para criar uma nova humanidade, porque somos filhos deste único pai que nos remete ao grande Pai Criador que é o Senhor Deus. 

'"A PALAVRA DE DEUS É A PALAVRA DE PAZ, PORQUE DEUS É PAZ. ENTÃO, TODOS DEVEMOS DIVULGÁ-LA. MAS ELA SÓ SERÁ DE PAZ SE FOR UMA MENSAGEM JUSTA, DE RESPEITO E DE CONSIDERAÇÃO AO OUTRO. É NELA QUE ENCONTRAMOS DE FATO, O CAMINHO A SER SEGUIDO"

Sheikh Jihad Hammadeh, Presidente do Conselho de Ética da União Nacional das Entidades Islâmicas do Brasil

'A PAZ NÃO É E NEM PODE SER ALGO QUE ACONTECE POR SI SÓ. A PAZ É PRODUTO DE UMA CONSTRUÇÃO DIFÍCIL, CORAJOSA E QUE ENVOLVE PACIÊNCIA E MUITA VONTADE"

Rabino Michel Schlesinger, representante para o diálogo inter-religioso da Confederação Israelita do Brasil

'DEUS SEMPRE QUER CONSTRUIR PONTES; SOMOS NÓS QUE CONSTRUIMOS MUROS. E OS MUROS CAEM, S

 Papa Francisco

BRAMANISMO

 

 

 

Esta é a súmula do dever. Não façais nada a outrem o que causaria dor se fosse feito a ti.

 

 

BUDISMO

 

 

Não ofendas os outros por formas que julgarias ofensiva a ti mesmo

 

 

CONFUCIONISMO

 

 

Não faças a outrem o não quererias que eles fizessem a ti

 

 

TAIOÍSMO

 

 

Considera o ganho do próximo como teu próprio ganho e a perda do próximo como a tua própria perda

 

 

JUDAÍSMO

 

 

O que é odioso para ti não o façais ao teu próximo.Essa é toda a Lei

 

 

CRISTIANISMO

 

 

Tudo o que vós quereis que os homens vos façam fazei-o vós a eles.

 

 

ISLAMISMO

 

 

Nenhum de vós sereis crentes enquanto não desejardes para vosso irmão o que desejais para vós mesmos.

 

 

Nós os rotarianos, podemos afirmar,

 

 

 Um presente para o mundo

 

 

Pessoas são dons, presentes que Deus manda embrulhados. Algumas dessas almas especiais são presentes que vêm num embrulho muito bonito. Geralmente são atraentes, chamam a atenção pela beleza da aparência. Outras pessoas vêm em embrulho comum, outras ainda chegam arranhadas pelo correio, de vez em quando com porte registrado. Muitas são fáceis de tirar a embalagem, muitas embalagens por si só já são presentes.

 

 

Às vezes o presente não é fácil de abrir, precisamos de ajuda para abri-lo, talvez por medo, insegurança, um ódio improvável… assim, desejamos jogá-lo fora.

 

 

Ah, sim, eu também sou uma pessoa, por conseguinte sou um presente, muito mais agora quando o presidente da organização mundial à qual pertenço por mais de seis décadas, o Rotary, pede: “Seja um presente para o mundo”. Pretendo ser também um presente para mim mesmo, antes de tudo!

 

 

Preciso descobrir, olhando para dentro, no interior de minha própria embalagem, que talvez não tenha apreciado bem o presente que sou, pode ser também que dentro dela exista algo diferente do que penso.

 

 

Eu adoro os presentes que todos que me amam dão para mim. Por que eu não amo ainda mais o presente, a pessoa que sou? A pessoa que foi criada por inspiração. A pergunta que faço é: sou um presente às outras pessoas, estou pronto para ser dado aos outros, sei ser um presente para todos?

 

 

As pessoas não ficam contentes somente pela beleza das embalagens, porque cada encontro de pessoas é uma troca de presentes. Vocês já calcularam quantos encontros de pessoas o Rotary proporciona todos os dias?

 

 

Portanto, pessoas são dons, recebidos e ofertados. Conviver, palavra mágica que o rotariano pratica, com sua irmã gêmea, a tolerância, causa alegria e transmite vida, na senda do amor.

 

 

O presidente Ravi Ravindran pede que sejamos um presente para o mundo, para isso afirma “Quando pessoas que ajudo me perguntam O que devo fazer? respondo, vá e ajude alguém em troca”.

 

 

Sabemos que muitos presentes dados ao mundo, incluindo as grandes descobertas científicas, foram outorgados por grandes homens, portanto são dons universais que contribuem para a soma dos conhecimentos humanos. Essas criaturas não são apenas benfeitores de uma nação, mas do mundo. Paul Harris, na década de 20, afirmou: “Ser uma dádiva para o mundo também é a procura da verdade”. Lembra-me Sócrates, ao dirigir-se a Platão: “você é meu amigo, mas a verdade ainda é mais minha amiga”.

 

 

Ser um presente para o mundo é também possuir uma fé invencível, um ideal que nos leve bem alto. Se escalarmos uma montanha, veremos pouco a pouco as árvores, os vales, os campos desaparecerem na sombra dos nossos olhos. A noite chega e os pontos luminosos das casas são cada vez mais numerosos. A luz, por mais frágil que possa ser, talvez seja a única coisa que jamais perde o seu grande valor.

 

 

A palavra presente deriva do latim PRAESENTIA, que significa alguma coisa que está perto, ao alcance de alguém, portanto de todos os rotarianos de boa vontade.

 

 

O presente não pode ser interpretado como dádiva, donativo, brinde, lembrança, mimo, regalo, doação, esmola ou espórtula. Não pode ser também somente afago, agrado, delicadeza, desvelo, finura. O presente que Ravi preconiza está nas profundezas da consciência e no coração do rotariano.
Nossa religiosidade e o Rotary também mostram os 7 caminhos para a paz: O caminho do Patriotismo, o verdadeiro patriotismo não é de nenhum partido; O caminho da conciliação, não haveria o direito de vencer se não houvesse o direito de perdoar; O caminho da liberdade, a liberdade é a escolha da inteligência; O caminho do  progresso é a realização da utopia; o caminho a justiça, Um homem que julga outro homem é um espetáculo que nos fazer rir, muitas vezes. O caminho do Sacrifício, como entender nesta nossa sociedade altamente competitiva, finalmente o Caminho da Lealdade, à cada um segundo a sua consciência.

 

 

Na  majestosa amplidão da Basílica de São Pedro, o Papa João XXIII instala o Concílio do Vaticano II, o mais importante documento da história da Igreja. Prepara-se o terreno para o Ecumenismo, cuidados especiais são dispensados ao e "irmãos separados", todos são convidados ao diálogo, agora  sim, está banida a palavra heresia.

O Arcebispo de Canterbury visita o Santo Padre, assim também o Primaz da Igreja Anglicana sentam-se para conversar, em igualdade de condições,deixam suas prerrogativas litúrgicas, adotam roupas simples, sem mitras e solidéus

Paulo VI vai à Istambul. O mesmo Papa ao visita  a Terra Santa, Israel e o clero hebreu, assim também na Jordânia com líderes do credo mulçumano. Também na Índia com primazes Budistas e com as religiões orientais. Estabelece-se diálogo com não Crentes, os ateus, para promover o respeito recíproco, a estima mútua e o respeito pela pessoa humana.
 Desde a década de 20 tentativas de aproximação Rotary e Igreja são consideradas, mas após o Concílio, sobretudo, o Rotary acolhe padres, rabinos, pastores protestantes e rabinos israelitas.

A liberdade religiosa é proclamada  em todas as línguas. As intolerâncias e as guerras por motivos e crenças deveriam pertencer ao passado.

O Papa João Paulo II, percorre o mundo. Líderes religiosos resolutamente fazem o mesmo, não obstante as dificuldades, conforme afirma o Papa Bento XVI.

O Papa Francisco assume agora, decisivamente, uma conduta muito Franciscana, objetiva e  humilde. Se todas as religiões pregam a fraternidade entre os homens, porque não querer a fraternidade entre toldos os credos.

Moisés

 

 

 

 

 

Então Jeová vos falou, do meio do fogo: ouçam  o som das palavras sem dividir . O vulto, era somente uma voz. Está notificada a aliança. Que vos ordenou guardar os Dez Mandamentos e escreveu sobre duas tábuas de pedra, assim Moisés e Aarão foram ter com o Faraó e declararam, "deixai ir o meu povo para que celebre uma festa no deserto”

Buda

Ó discípulos, eu estou livre de todas as peias divinas e humanas.E vós também, estais livres. Ide  pois,  caminhai e pregai a doutrina,  poeira da terra não cega. Pregai pela salvação de muito, pela felicidade dos homens e dos Deuses.

Confúcio

O que procura o homem superior encontra-se nele mesmo, o que procura o homem inferior encontra-se nos outros.

Jesus

Pai, perdoai-lhes, porque  não sabem o que fazem

Lembrai da oração que vos ensinei: O pão nosso de cada dia nos dai hoje.

No Monte das Oliveiras descortina-se a Cidade adormecida de Jerusalém, que se alonga pela  planície   com suas alvas casas banhadas pelo luar
A Páscoa, une os habitantes de Jerusalém, como um esperanto, o idioma do entendimento universal, alegremente, nas casas e nas ruas para a grande festa da harmonia e da paz

Maomé

Tudo o que existe sobre a face da terra destina-se a desaparecer. somente o rosto de Deus permanecerá em sua majestade e em sua glória.
O anjo disse leia, não sei ler disse Maomé, o anjo envolve o pescoço com seda e afirma: Leia o nome do Senhor que o criou,  é o mais generoso de todos. Depois que ouviu tudo isso e ditara aos seus amigos, sentiu-se  iluminado. Tudo o que está sobre a terra e no céu, está abençoado.

 



Fonte: Sérgio de Castro
1042 Exibições
Comentários

nenhum comentário cadastrado!

Deixe seu comentário:
Nome:
Email:
Cidade/Estado:
Sua Mensagem: