Seja Bem Vindo! Segunda-Feira, 15 de Outubro de 2018
Notícia » Rotary » Notícias
04/11/2015 às 10h41min - Atualizada em 04/11/2015 às 10h41min
Sublime Visita
Três Pontas - Minas Gerais

Somente no dia 1º  de novembro de 2015, posso escrever, lembrando dias inesquecíveis, recepcionados por Nilda e José Otávio de Azevedo, rotariano e Governador por 2 vezes de Rotary International.

 

Eu, Izilda, Edson Borcato e Jorge Carrano, à caminho da serra da Mantiqueira no dia 9 a 12 de outubro.No trajeto, desde São Paulo, somos monitorados pelo nosso anfitrião, preocupado em proporcionar o melhor e o caminho mais seguro.

 

A recepção calorosa, à entrada da grande casa, segue-se em uma das salas e em uma das mesas. Recebemos a melhor acolhida que um ser humano pode sentir e usufruir na verdadeira acepção do termo.

 

O café, especialidade da região, fumegante e delicioso, as frutas, os biscoitos caseiros, os pães, os doces mineiros. Vimos e vivemos as preliminares da exuberante demonstração de amizade que estava preprarada pelo casal e sua família.

 

Fomos acomodados, cada um em sua suite. O primeiro passeio ao centro da Cidade, ao som das cigarras* em plena temporada, nos leva ao Museu do futuro Santo que será beatificado no dia 14 de novembro, às 16 horas no Aeroporto Municipal onde são esperadas aproximadamente 150.000 pessoas. Surge a oportunidade da oração,  meditação e das ofertas. As lembranças dadivosas são oferecidas, mimos que serão guardados para sempre.

 

A Catedral, a reverência ao passado glorioso. De volta ao lar, o jantar, o carinho das filhas, genros e netos.

 

Um pouco também de clima rotário e muita história da família. Fala o Governador e esposa sobre as conquistas e vitórias na profissão. O contador e advogado de prestígio na sua amada Cidade. O homem e a mulher de confiança de uma gloriosa região mineira. Ao seu lado comparece, pausadamente, mas poderosa a esposa, a mulher, a mãe, a avó, a professora Nilda. Obrigado, Senhor, por conviver com criaturas dadivosas, amorosas, atentas às conquistas de nossos tempos.

 

O almoço na fazenda, a estrada característica, somos andarilhos de felicidade no seio da terra abençoada.

 

Sou enviado em lembranças ao Vale do Paraíba, à Pindamonhangaba, quando menino, só acostumado à cidade grande, podendo assim usufruir momentos mágicos de enorme felicidade, obrigado Nilda e José Otávio. Ainda na fazenda vivemos um  momento de cultura, muita história e "casos", alinhados pelo guia no Museu do Café. As gravações cinematográficas, ao vivo, já nas redes sociais, produzidas pelo casal Izilda- Edson Cunha Borcato, nosso cinezífero, ou como queiram, hábil motorista, desde o primeiro momento no Brooklin e no Sumaré e vice-versa.Conhecemos as sementes, plantas, as normas políticas em prática nas diversas épocas através dos tempos e claro, a rubiácea, em sua mais alta qualidade, nestas plagas produzidas com esmero, qualidade e competência.

 

Subimos, descemos, rampas, aclives na estrada plena de vida, conduzidos pelo cinezífero José Otávio, o nosso modelar motorista Jose Otávio.

 

Agora sim, chegamos bem  no alto. Linda e sublime visão,  no horizonte, sol alto,as Três Pontas no alto da montanha. Percebemos, ainda uma vez, o exemplo de cidadão, do amigo José Otávio,  exemplar, altaneiro, como as montanhas de sua terra, lídimo brasileiro, parabéns.

 

Visitamos a cidade, os templos, a fábrica de doces, resultado de perícia, talento e trabalho.Desgustamos doces e os sorvetes nas lojas que comandam na cidade e na região.

 

No domingo inicia-se o grande almoço e churrasco, em uma das salas na grandiosa mesa que também é dotada, como as outras, de uma grande cabeceira circular com 360 graus, não estamos na China não, estamos em Minas Gerais. Quando lembramos um pouco do tempo, após uma verdadeira sinfonia de amizade, o relógio assinala 22 horas e tanto. Desncessário salientar a presença de Baco, com amostras de vinhos graduados agradando enófilos e enólogos, cujas notas eram atribuidas na hora pela Internet, trabalho realizado  pela Izilda. O serviço impecável, do barman, do garçon e do churrrasqueiro, atendendo mais de 50 pessoas, ao lado de uma das piscinas. Realmente memorável.

 

A seguir, apenas mudamos de sala, fomos conduzidos ao terraço onde se avista de outra rua a segunda saída da casa. Durante o chá, as lembranças, os presentes, a solidariedade e a renovação de amizade recíproca.

 

Fomos dormir, pedindo à alvorada às 7 horas. No dia 12, feriado nacional, o retorno. Na mesa grande, novo grandioso café. Muito queijo, doces, futas e os ovos caipira, quentes e em omeletes, tudo preparado e organizado pela Nilda, consolidado por José Otávio.

 

Na casa destes amigos, como eles e  nós desejávamos, já algum tempo, sentimos um enorme calor humano, a demonstração do significado verdadeiro do trabalho, exemplo de pura simplicidade e tambem singularidade. Caro leitor, vimos centenas de pratos, emoldurados e exibidos nas paredes da casa. Pratos que mostram os respectivos menus de centenas de restaurantes do mundo inteiro. As piscinas, sim são duas, abertas aos amigos, a super adega organizada, catologada e informatizada, guardava também uma rara especialidade portuguêsa, a famosa Ginja, com 16 graus alcoólico que pedi a ele que incorporasse em sua bagagem na volta da Convenção de Liboa em 2013.  Resgatei a preciosidade que fôra encomendada por um amigo que atua no trade turístico.

 

Como leitor e jornalista, apreciei a edição do Correio Trespontano, que assinalava:

 

1) "Estrutura da cerimôinia de Beatificação de Padre Victor no aeroporto da Cidade"

 

2) "As cigarras são os únicos insetos que produzem som alto e estridente"

 

3) "Bancários em Greve"

 

4) "Editorial, A Ética da Corrupção, muito bem elaborado"

 

5) "Na Associação Comercial, reunião sobre os rumos da Cidade, após a Beatificação de Padre Victor"

 

6) "Antena Ligada, notícia a visita de uma cobra no dia 7, 4ª feira, à sede do jornal, encontrada na sala da pré-impressão"

 

7) "Colunas sociais demonstram a dinâmica da Cidade e região"

 

8) Bom noticário esportivo e publicidade atual. Espelha a comunidade"

 

Refletindo

 

1) Lembro da Jurema, minha saudosa esposa, no final de 1970, em evento que promovia a Arquidiocese de São Paulo, nos primórdios dos Cursilhos de Cristandade, movimento religioso da Igreja Católica, inspirado pelo Concílio do Vaticano II, iniciado em Palma de Majorca, na Espanha, que espalhou para todo o  mundo como uma boa nova. Ela que foi dirigente deste grandioso movimento, mencionava Três Pontas com superfície de 873km2, na época com população urbana de 12.886, na sede Municipal com 11.534, bem como Varginha e região como núcleo avançado em Minas Gerais.

 

2) Amor e Amizade

 

"A amar e a rezar,  ninguém pode obrigar" - Provérbio Popular

 

´"Ninguém é pobre quando ama" - Camilo Castelo Branco - Romancista Português, 1825-1890

 

"Nada é difícil para quem ama" - Cícero - Orador e escritor Romano - 106-43 aC

 

"Enquanto eu estiver alegre, nada terei de melhor do que um amigo" - Horácio, Poeta Latino - 65-9 aC

 

"Um amigo é um outro nós"  - Zenon - Filósofo Grego - Século IV aC

 

3) Rotary

Quanto mais conheço o Rotary, mais  admiro o valor da verdadeira amizade" - Escrevi em Brasil Rotário, novembro de 1996, artigo sobre os 50 anos da Fundação de Rotarianos de São Paulo

"Existe uma amizade profunda, quase sublime no coração de alguns homens, que de outra maneira, seriam homens comuns"-

Paul Harris, em 1924, inseridas em The Rotarian.

"um menino falando, gostaria de ser um celular, porque ? , meu pai não larga o dele, no café, no almoço, no jantar, à noite, antes de dormir, acho que vou ficar como ele,  não gosto disso"


4) Montanhas

Ainda agora li anotações da Jurema, de suas palestras. "As montanhas ficam  no lugar onde o céu e a terra se encontram. Jesus rezava nas montanhás, assim também nos vales, espalhando boas notícias,  ouvindo o que Deus transmitia. Um passarinho cantou, a ave de rapina colhe a semente na montanha e planta no vale.

 

São Paulo, 3 de novembro de 2015

 

Para os amigos Nilda e Otávio

Três Pontas - MG

América do Sul

Planeta Terra, Para Sempre

Amém


 



Fonte: Sérgio de Castro
1366 Exibições
Comentários

nenhum comentário cadastrado!

Deixe seu comentário:
Nome:
Email:
Cidade/Estado:
Sua Mensagem: