Seja Bem Vindo! Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017
Notícia » Rotary » Notícias
11/07/2014 às 16h28min - Atualizada em 11/07/2014 às 16h28min
Fórum de Imagem Pública
Palestra e fórum realizado por por Sérgio de Castro dia 23 de abril de 2014 no Rotary Club de São Paulo

Agradecendo a oportunidade de falar ao RCSP, o qual considera líder de Rotary no Brasil, Sérgio de Castro disse que iria apresentar imagens para fomentar o debate sobre Imagem Pública de Rotary, ressaltando que nos últimos cinco anos a Pólio Plus começou a ocupar um grande espaço na mídia internacional.

A primeira fotografia dentre as apresentadas, mostrando uma linha do tempo sobre a instituição é de uma reunião em Cotia, com a presença de Niso Viana com a doação de 100.000 m2,  viabilizando assim o início da Fundação de Rotarianos de São Paulo como entidade filantrópica. Outra imagem preciosa, reunião no Jardim de Inverno Fasano, no Conjunto Nacional em reunião presidida por José da Costa Boucinhas, que tratou o desagravo ao Governador Adalberto Bueno Neto, em 1960. Seguiu mostrando Madre Teresa de Calcutá, no Anhembi, em São Paulo em 1981, até hoje a mais aplaudida oradora em uma convenção e que pronunciou a célebre frase testemunhada por mais de 350 jornalistas do mundo inteiro: “Senhoras e Senhores, a humanidade só terá mesmo paz e harmonia quando aprender a doar, doar até doer” e entre muitas outras, uma de 1945 também em Cotia, mostrando Aldo Bardella, um dos fundadores do RCSP. A Gazeta do dia 26/04/1951 publicou foto da inauguração do Pavilhão construído pelo RCSP no Hospital da Cruz Vermelha Brasileira, com o Presidente da época, o Senador José Ermírio de Moraes.

Continuou a exibir a história brasileira de Rotary em fotos memoráveis, mostrando: a imagem de Hermínio Gomes Moreira, no Cinquentenário do RCSP, evento realizado no Clube Monte Líbano,  recebendo homenagem como Rotariano Mais Antigo da América Latina; outra fotografia muito divulgada, a inauguração do Centro Esportivo e Educacional do Sesi, com Mario Amato, um rotariano que sempre afirma: “Eu não tenho carreira rotária , mas levo sempre a imagem do Rotary em todos os lugares onde atuo”. Exibiu fotos da convenção de São Paulo, do Governador da época, José Maria Marin, o mesmo da CBF, com o Deputado Manteli Neto, da antiga Paulistur e o Governador Maximiliano Ferber , o Governador Carlos Alberto Hernández, Chairman  do Clube anfitrião,  presidido por Gerldo Rolim Fleury

Estande da  Fundação de Rotarianos na Convenção de 1981, lembrou que o fato se repetirá em 2015, contando com o trabalho de todos os rotarianos brasileiros.

Mais de 626 agências de notícias em 35 países cobriram nossas atividades humanitárias, sendo que 58 histórias foram publicadas nos principais veículos de comunicação internacionais, dentre eles os mais influentes do mundo: Associated Press, The New York Times, BBC, Agence France- Press, Washington Post e The Wall Street Journal e as mais variadas publicações e jornais de todos os Continentes.

Convidou os companheiros Rafael Ribeiro do Valle e Oswaldo Paulino para se manifestarem sobre o tema.

Rafael, iniciou ilustrando as palavras do palestrante, informando que seria anexado ao boletim 3978, um folheto sobre o seminário de capacitação das equipes feita  por Celia Giay, Diretora de Rotary International para o desenvolvimento da imagem pública, visando promover o alinhamento das metas do grupo de coordenadores  da imagem publica do Rotary, considerando os pontos fortes e fracos, interesses e identificando cada uma das metas. Um trabalho conjunto, coordenado por Denise Vieira e  com a participação de rotarianos de várias regiões do país, com reuniões e  seminários para subsidiar informações ao RI. E a imagem do Rotary é muito importante para todos os clubes,  principalmente para o desenvolvimento do quadro associativo. Precisamos focar em temas que falem diretamente às pessoas, para que elas se decidam por integrar Rotary.

Cumprimentando Sérgio de Castro,  Oswaldo Paulino iniciou dizendo, que hoje uma máquina fotográfica tira 300 fotos, permitindo a qualquer pessoa baixá-las em seu computador pessoal, podendo visualizá-las simples e rápido, algo impossível no passado, fazendo da história um registro significativo. No Rotary, desde 1972,  continuou dizendo Oswaldo Paulino,  tive a oportunidade de em 1981 participar da 72ª  Convenção do Rotary International, com a presença da Madre Tereza de Calcutá, que já conhecia quando participei como membro do IGE, como líder na Índia e que mostrou na ocasião conhecer Rotary, quando me perguntou “você é do Rotary de São Paulo?”. Hoje os trabalhos com os jovens, faz com que essa integração minimize cada vez mais o desconhecimento deles sobre O que é e Para que serve o Rotary?, que tem crescido na mídia, através de personalidades conhecidas, que estão participando de um dos maiores eventos rotários, que é a campanha mundial da erradicação da Pólio Plus. É imperativo lembrar que o Rotary é uma pessoa jurídica, que só se fará presente na sociedade através das pessoas físicas que somos; precisamos realmente participar.

Em meu currículo, me apresento como “Membro do Rotary Club de São Paulo”. Assim, promovo questionamentos sobre o significado dessa colocação e uso a oportunidade para falar e mostrar o Rotary.

Sérgio apresentou 27 fotos ,  representando 3 de cada uma das  9 décadas do Rotary  Club de São Paulo, segundo clube brasileiro, fundado pelo padrinho, Rotary Club do Rio de Janeiro, em fevereiro de 1924.

Infomou ainda, como um dos coodenadores de imagem pública no país, muito embora a OMS - Organização Mundial de Saúde declarar emergência sanitária mundial, diante de contaminações, os esforços de quase 3 décadas para erradicar a poliomielite, não obstante guerras e conflitos internos,  todos os países, muito brevemente, ficarão livres.

 

Beatriz Azevedo de Castro, Presidente da Comissão

do Boletim Servir com colaboração de Mateus

Amaral do Rotaract Club de São Paulo Espro

 



Fonte: Sérgio de Castro
2027 Exibições
Comentários

nenhum comentário cadastrado!

Deixe seu comentário:
Nome:
Email:
Cidade/Estado:
Sua Mensagem: