Seja Bem Vindo! Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Notícia » Pessoas » Homenagens
28/01/2014 às 15h11min - Atualizada em 28/01/2014 às 15h11min
Paul Percy Harris. Homenagem ao fundador do Rotary
Celebramos hoje e fazemos memória de Paul Percy Harris, fundador do Rotary, falecido em 27 de janeiro de 1947
Paul Harris nasceu em Racine, Wisconsin,  nos Estados Unidos,em 19 de abril de 1868.
 
Sobre a sua vida explendorosa é vastíssima a literatura que poderá ser explorada nos vários portais, livros, revistas,vídeos espalhados no mundo inteiro.
 
Em nosso país também há centenas de publicações. Paul esteve conosco em abril de 1936 e no dia 8  foi o orador de uma reunião inesquecível no Rotary Club de São Paulo. Plantou uma árovore, um pau ferro, na Praça da Répública, centro de São Paulo e também, em Santos e São Caetano do Sul.
 
Paul Harris e mais 3 amigos fundaram o Rotary em Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905, quando faleceu, em 1947,  o Rotary já tinha se espalhado para todo o mundo e possuia mais de 6000 clubes, em 2014,   mais de 1.2milhões de associados  participam ativamente da maior organização de serviços voluntários do mundo.
 
O Rotary participa de milhares de atividades benefiando comunidade na busca da paz e da fraternidade entre os povos de todos o mundo.
 
O Seu programa global, denominado Polio-Plus, é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde, contribuindo decisivamente para a erradicação da polio em todo o planeta.

Ilustruções e fotos para dar mais significado a este breve resumo do emérito fundador  do Rotary, a capa do livro que escreveu, em 1946, intitulado Meu Caminho do Rotary relatando a sua tajetória, depois reeditado, no Brasil, em junho de 1990, com o título de Meu Caminho para Rotary, ambos esgotados, em breve teremosnova edição, espera-se.
 
Capa da edição comemorativa que editei por ocasião do Cinquentenário do Rotary Club de São Paulo, em fevereiro de 1974,  presidido por Durval Rosa Borges também, da mesma forma, a edição da revista "Vida Rotária" do mês de junho de 1981, vendo-se na capa os principais atores e personalidades que fizeram história na Convenção de Rotary International realizada em São Paulo, com a presença de Madre Teresa de Calcutá e do Presidente Rolf J. Klarich de Helsinki, Finlândia.
 
Convenção de São Paulo, em 2015
"Tarefa de Gigantes",  afirmou o  Governador Carlos Mello, ano rotário 2003-04,  Distrito 4390,  "este evento em São Paulo, terá o apoio de toda a comunidade rotária  do Brasil e de todos os segmentos da sociedade. Disse ainda Carlos Mello, temos muitos gigantes para executar  essa árdua tarefa , entre eles, tendo à frente os Diretores José Antonio Figueiredo Antiório e José Alfredo Pretoni, "Façamos  o Rotary Brilhar" , com o Presidente Gary C.K.Huang, concluiu o Governador de Aracaju, Sergipe.
 
 
***********
Homenagens em memória de Paul Harris aconteceram em  diversos clubes da região metropolitana de São Paulo, Distritos 4420, 4430 e 4610. Foram lembrados os rotarianos pioneiros que contribuiram para consolidar a maiorm organização de serviços voluntários do mundo, cujos postulados permanecem até hoje, na busca da paz e da fraternidade e do companheirismo.
Nascido em 19  de abril de 1868 , já em 1998 tinha todo o formato da isntituição inteiramente formulado em sua cabeça e no seu coração, conforme relata em suas memórias "demorei muito tempo, caminhando o gelado Lago Michigan até ter coragem de convidar os meus 3 primeiros amigos para apresentar-lhes a idéia da fundação do clube que rapidamente cresceu e foi consagrado em todos os mpaíses e regiões geográficas
Faleceu em 27 de janeiro de 1947 e sua obra, ao longo dos século XX e XXI,  benefícia milhares de pessoas, vivendo intensamente, contribuindo com a  comunidade e transformando vidas
As fotos a seguir mostam esta epopéia de solidariedade e fraternidade, estampadas nos semblantes de muitos rotarianos e de muit as outras  pessoas que caminham aos seus lados com um único objetivo, Servir.

Para reverenciar Paul Harris vários clubes fizeram homenagens, Memorial da América Latina, Leste, Sul, Jaguaré, Butantã e Alto de Pinheiros, conforme fotos abaixo


Fonte: Sérgio de Castro
2334 Exibições
Comentários

nenhum comentário cadastrado!

Deixe seu comentário:
Nome:
Email:
Cidade/Estado:
Sua Mensagem: