Seja Bem Vindo! Domingo, 24 de Setembro de 2017
Notícia » Rotary » Congresso
07/01/2014 às 15h05min - Atualizada em 07/01/2014 às 15h05min
Opinião sobre o PROERD
Minhas atividades profissionais me levaram a conhecer a história do Movimento Consumerista ao redor do Mundo, encontrando como primeiro relato de que se tem registro o promovido pela operária Josephine Lowel que em 1891, convocou os moradores de Nova York a boicotarem os produtos à venda de indústrias que explorassem a mão de obra feminina e infantil.

O resultado deste movimento foi que ele se alastrou por todo o Pais e somente 70 anos depois levou o Presidente John Kennedy a reconhecer publicamente os Direitos dos Consumidores, em um pronunciamento na sede da ONU. Como vemos neste relato, mesmo o movimento sendo organizado e buscando o bem comum de toda uma comunidade, ele levou 70 anos para dar frutos.

NO BRASIL

O pacato povo brasileiro e seu histórico de dominação iniciado já no descobrimento vivia na década de 70 um período difícil de sua historia sem forças ou mesmo esperanças de reverter o quadro  político, social ou mesmo econômico da época, e foi através  de uma ação governamental com a criação do Procon em são Paulo que o Estado, sempre paternalista, agiu mais uma vez por nós. Crescemos enquanto Nação repetindo a máxima que pagamos muitos impostos e por esta razão é obrigação do Estado nos fornecer Educação, saúde, segurança  porem nos esquecemos de cobrar e principalmente fiscalizar estas ações, da mesma forma como esquecemos em quem votamos na ultima eleição. Assim só nos resta lamentar. Porem em 2013, uma luz começou a se acender e apesar de infiltrações políticas, marginais ou partidárias nossa população decidiu não mais esperar pelo Governo, mas a cobrar deste Governo um compromisso no mínimo mais ético em relação à coisa publica.

ROTARY

Uma das bandeiras do Rotary é a de promover a Paz Mundial e fazemos isto através de vários Programas sejam de curto, médio ou mesmo longo prazo. Assim a preocupação com o meio ambiente busca assegurar a continuidade da existência da raça humana sobre a Terra e garantir qualidade de vida e saúde a todos com o combate a Pólio que por mais exitoso que o tenha sido até o momento, ainda não conseguiu a erradicação total deste mal. Pela origem de Paul Harris e consequentemente do Rotary, desde a muito se descobriu que uma luta não se vence sozinho, mas com a soma de esforços das mais variadas frente por isto tem diferentes profissionais em nossos Clubes para que cada um possa dar a sua colaboração na formação de um Clube mais forte.

Portanto a iniciativa do Rotary de se juntar a Policia Militar no combate as Drogas tem o Objetivo de somar forças e arrebanhar para esta luta novos elementos que possam dar sua parcela de colaboração, buscando  alcançar um resultado que poderá ser mais ou menos rápido, dependendo de nossa capacidade de perceber e se adaptar aos desafios que surgirem sem, contudo esperar que por um passe de mágica  apenas com a nossa entrada no PROERD o problema será  resolvido.

Finalizando, deixo-lhes para reflexão quatro frases do médico inglês Ronald Gibson que as utilizou para iniciar sua Conferencia sobre Conflitos de Gerações:

1)      Nossa juventude adora o luxo, é mal educada, despreza a autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Os nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem aos pais e são simplesmente maus.

2)      Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso pais se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque esta juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível.

3)      O nosso mundo atingiu o seu ponto critico. Os filhos não ouvem mais os pais. O fim do mundo não pode estar muito longe.

4)      Esta juventude esta estragada até ao fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Eles nunca serão como a juventude de antigamente... A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura.

Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam as frases. Então revelou a origem delas:

A primeira é de Sócrates  (470-399 a.C.)

A segunda é de Hesíodo (720 a.C.)

A terceira é de um sacerdote do ano de 2000 a.C.

A quarta estava escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia e tem mais de 4000 anos de existência.

 

Mário Sérgio Mendes Cardoso

       Dezembro de 2013          



Fonte: Sérgio de Castro
2454 Exibições
Comentários

nenhum comentário cadastrado!

Deixe seu comentário:
Nome:
Email:
Cidade/Estado:
Sua Mensagem: